Proposta de diretrizes para estruturação de um escritório de gerenciamento de projetos da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrança, Sérgio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9900648217984726-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2367353837098679-
Autor(es): dc.creatorRennó, Jeaninne de Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758906-
Descrição: dc.descriptionA atuação da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no atendimento às expectativas do mercado produtivo nacional, absorvendo as demandas da sociedade contemporânea e atendendo-as de forma eficaz e competitiva, tem sido foco de atenção da comunidade universitária – provavelmente pela singularidade de suas ações institucionais na direção de uma universidade inovadora, frente ao perfil acadêmico adotado por outras Unidades da UFF. Esse atendimento, entretanto, feito por meio do oferecimento de cursos de especialização, MBAs, consultorias e pesquisas, tem sido viabilizado através da iniciativa individual de cada empreendedor acadêmico, dependendo assim do seu prestígio pessoal junto a órgãos externos, ou de contatos profissionais específicos, o que, em muitas situações, na condição de universidade referenciada nacionalmente, desfavorece-nos interna e externamente. Assim, com a perspectiva de propiciar uniformidade e apoio institucional às ações empreendedoras dos coordenadores de projetos de pesquisa e cursos de pós-graduação oferecidos às empresas públicas e privadas, bem como contribuir com o processo de construção de uma universidade inovadora, esta pesquisa apresenta, como objetivo geral, propor diretrizes para a estruturação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) no âmbito da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). A partir de revisão da literatura e com os dados gerados por esta pesquisa, identificam-se não só os fatores que levaram a Escola de Engenharia à adoção do seu atual perfil acadêmico, como também as demandas advindas dos coordenadores e gerentes de projetos, bem como da direção da Escola de Engenharia, com respeito à implantação de uma estrutura que lhes dê o suporte institucional necessário à consecução de seus projetos acadêmicos, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Os temas investigados são: Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil – sua trajetória paralela às transformações sociais no País; Efetivação contratual das parcerias Universidade X empresas públicas e privadas (U-E); Universidade Inovadora; Mecanismos gerenciais para intermediar a interação Universidade – Empresas Públicas e Privadas (U-E); e Escritório de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória aplicada, e foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo feita junto aos stakeholders em nível interno desta Escola, e por estes validada. Por fim, conclui-se que a efetividade dessa estrutura gerencial residirá, sobretudo, na sua capacidade de atuar eficazmente como um órgão facilitador, com perfil multidisciplinar, e com profissionais devidamente capacitados e ágeis não só para o gerenciamento de projetos, como também para sua tramitação pelas instâncias burocráticas envolvidas no desenvolvimento das parcerias públicas e privadas com a Universidade-
Descrição: dc.descriptionThe Universidade Federal Fluminense (UFF) School of Engineering’s active role in fulfilling the expectations of the national market and its attempts to absorb and meet the demands of today’s society in a competitive and efficient manner have gained the attention of the academic community – no doubt because of the uniqueness of its institutional actions toward an innovative university when compared to the academic profile adopted by other units within UFF. These services, however, done through the offering of specialization courses, MBAs, consulting and research projects, have been made possible through the personal initiative of each individual academic entrepreneur, therefore depending on his/hers prestige within outside institutions or specific personal contacts which, as a nationally referenced university, can work against us in many situations both internally and externally. Thus, with the aim of providing uniformity and institutional support to the entrepreneurial action of those coordinators of research projects and post-graduation courses offered to private and public companies, as well as to contribute to the process of building an innovative university, this paper has, as its main objective, the proposal of directives for the organization of a Projects Management Office within the Universidade Federal Fluminense (UFF) School of Engineering. Upon reviewing the literature and the data generated by this research, we have been able to identify not only the reasons that led to the School of Engineering’s adoption of its present academic profile, but also the demands of coordinators and project managers and the very direction that the School of Engineering has taken toward the implantation of a structure that will give them the institutional support needed for the execution of academic projects in the areas of education, research and expansion. The topics of study are: Brazilian Institutions of Higher Learning – their trajectory vis-à-vis the social changes in the country; contractual adherence of partnerships between the University - Private and Public companies (U-C); Innovative University; managerial mechanisms to facilitate the interaction between University – Private and Public Companies (U-C); and Projects Management Office. This is an applied exploratory study, classified as qualitative and quantitative, and was developed through bibliographical, documental and field research done alongside, and validated by internal-level stakeholders of this School. Finally, the efficacy of this managerial structure will depend, above all, on its ability to act as a facilitator, with a multidisciplinary profile and with professionals competent and skilled not only in the management of a project, but also on how to guide it through the bureaucracy involved in the development of public and private partnerships with the University-
Descrição: dc.description180 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pela Qualidade Total-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectParcerias universidade X empresas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade inovadora-
Palavras-chave: dc.subjectEscritório de gerenciamento de projetos-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectManagement systems-
Palavras-chave: dc.subjectTotal Quality-
Palavras-chave: dc.subjectInstitution of higher learning-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity x companies partnerships-
Palavras-chave: dc.subjectInnovative University-
Palavras-chave: dc.subjectProjects management office-
Título: dc.titleProposta de diretrizes para estruturação de um escritório de gerenciamento de projetos da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.