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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Andréa Videira Assaf | - |
Autor(es): dc.contributor | Flávia Maia Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Luiza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758903 | - |
Descrição: dc.description | A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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