Teologia da libertação: revolução e reação interiorizadas na igreja

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Denise Rollemberg-
Autor(es): dc.contributorReis, Daniel Aarão-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcelo Timotheo da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sandro Ramon Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758891-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda as transformações sofridas pela Igreja Católica Romana ao longo do século XX e, principalmente na sua segunda metade, quando vários setores do clero na América Latina passaram a identificar-se com as causas das esquerdas do continente e com a questão do homem pobre. Dessa metamorfose, brotou o ideal de libertação das classes empobrecidas e das nações latino-americanas. Desenvolveram uma nova reflexão teológica voltada para os anseios e necessidades desse homem e dessa sociedade: a Teologia da Libertação. Tal reflexão, nascida a partir de uma nova práxis do clero, dialogava com as novas concepções políticas, cada vez mais radicalizantes, que surgiam no continente, animadas pelo mito da revolução e pelo mito do foco, após a vitória de Fidel Castro, em 1959. E também com a elaboração da teoria da Dependência, que pressupunha a ruptura com os grandes centros financeiros do mundo capitalista como a única forma de libertar a América Latina da condição de opressão na qual se encontrava. Dialogava ainda, com os novos posicionamentos da Santa Sé, a partir dos documentos do Concílio Vaticano II, mas, sobretudo, das encíclicas de João XXIII e Paulo VI, Pacem in Terris e Populorum Progressio, respectivamente. As novas posições geraram muitos conflitos e impasses, tanto no interior da Igreja Católica quanto nas sociedades latino-americanas, tornando-se a Teologia da Libertação (TL) objeto de muitos ataques, mas também, de muitas disputas. No Brasil, assumiu função ideológica hegemônica na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi fundamental na constituição das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), dentro do processo de transição política que o país vivia, saindo do regime civil-militar e retornando ao Estado de Direito. Na América Central e na Nicarágua, principalmente, assumiu um caráter mais explosivo e tornou-se parte integrante dos novos valores simbólicos, assumidos pela Frente Sandinista de Libertação Nacional, durante o processo revolucionário do país. Após 1984, foi ostensivamente combatida pela Santa Sé e pelas novas políticas do papa João Paulo II, para a Igreja latino-americana.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation approaches the transformations of the Roman Catholic Church throughout the 20th century and mainly in this second half, when some sectors of the clergy in Latin America started to identify themselves with revolution causes in the continent and with poor classes. Out of this metamorphosis, the masses ideal of freedom in Latin American sprouted. They developed a new theological reflection for the yearnings and necessities of these societies: the Theology of Liberation. Such reflection, conceived by the clergy, dialogued with politic even more radicalizing which appeared in the continent, livened up for the myth of revolution and the myth of the focus, after the victory of the Cuban Revolution, in 1959. It was also reference, in this change, the elaboration of the theory of dependence, which proposed the rupture with great financial centers of the capitalist world as the only form to release Latin America from the condition of oppression in which it was found. It still dialogued with the new positionings of Holy See, based on documents from Vatican Concilio II, but, above from encyclical letters by the popes John XXIII and Paul VI, Pacem in Terris and Populorum Progressio, respectively. These new positionings had generated many conflicts and impasses, both in the inside of the Catholic Church and in the Latin American societies, becoming the Theology of Liberation (TL): object of many attacks but also of many disputes. In Brazil, it played hegemonic ideological role in the National Conference of Bishops in Brazil (CNBB), being a basic element in the constitution of Helping Ecclesiastic Communities (CEBs), during process of political transition in the country. It was also essential to the elaboration of a civilianmilitary regime on behalf of the Commonwealth. In Central America and mainly in Nicaragua, it played a more impulsive part and it became integrant part in one of the new symbolic values, presented by the Sandinista Party for the National Liberation, during the revolutionary process of the country. After 1984, new politic measures in Holy See were created by the pope John Paul II in favor of the Latin American Church-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeologia da Libertação-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja-
Palavras-chave: dc.subjectTeologia da libertação-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja católica - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectTheology of Liberation-
Palavras-chave: dc.subjectRevolution-
Palavras-chave: dc.subjectChurch-
Título: dc.titleTeologia da libertação: revolução e reação interiorizadas na igreja-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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