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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pedroza, Bruno Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Kanizawa, Fabio Toshio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pardal, Juan Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Roedel, Ricardo Lazera | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Ronaldo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758888 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e a simulação numérica de um modelo matemático para descrever o comportamento dinâmico de um motor ciclo Otto, monocilindro, à gasolina. Inicialmente foram realizados estudos para entender o funcionamento termodinâmico do motor. Foram utilizados dois modelos matemáticos para descrever os comportamentos termodinâmico e dinâmico do motor. O modelo termodinâmico foi desenvolvido com base na literatura especializada com sua implementação no MatLab®. O modelo dinâmico desenvolvido foi implementado com auxílio do Simulink® e teve um comportamento coerente com o que era esperado. Os parâmetros utilizados nas simulações do modelo foram obtidos na literatura especializada. Após a implementação numérica do modelo dinâmico, este foi acoplado ao modelo termodinâmico para simulação. Finalmente são apresentadas conclusões e propostas para o prosseguimento do trabalho | - |
Descrição: dc.description | This work presents the development and numerical simulation of a mathematical model to describe the dynamic behavior of a gasoline Otto cycle, single cylinder engine. Initially studies were carried out to understand the thermodynamic functioning of the engine. Two mathematical models were used to describe the thermodynamic and dynamic behavior of the motor. The thermodynamic model was developed based on the specialized literature with its implementation in MatLab®. The developed dynamic model was implemented with the aid of Simulink® and had a behavior consistent with what was expected. The parameters used in the simulations of the model were obtained in the specialized literature. After the numerical implementation of the dynamic model, it was coupled to the thermodynamic model for simulation. Finally conclusions and proposals are presented for the continuation of the work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor combustão interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor ciclo Otto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor de combustão interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema dinâmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal combustion engine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otto cycle engine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical model | - |
Título: dc.title | Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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