Audiodescrição e a experiência no museu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Adriana Russi Tavares de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Renata de Almeida-
Autor(es): dc.contributorPimenta, Sonia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Aureo Guilherme de-
Autor(es): dc.creatorBruni, Romano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758884-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio monográfico de conclusão de curso de graduação de Produção Cultural tem como objetivo estudar como deficientes visuais podem ter acesso a uma experiência singular no museu atravésda audiodescrição. Para melhor apreciar o contexto histórico, relatamos o atendimento ao deficiente visual no mundo e no Brasil, a criação do Instituto Benjamin Constant (IBC), o surgimento do Museu do IBC até a Exposição Comemorativa do Bicentenário de Nascimento de Louis Braille - que dá ênfase ao inventor do sistema braille de escrita como um inovador. Verificamos a possibilidade do uso da audiodescrição no museu partindo da premissa de que a audiodescrição deve ser uma tradução do visual ao sonoro. Entretanto, a aplicação da audiodescrição, tem sido estruturada pelo conceito da descrição objetiva e neutra que quer dar acesso ao deficiente visual a uma incursão no mundo das pessoas com a visão. Com a leitura dos trabalhos mais recentes de vários autores nacionais e internacionais sobre os métodos e processos para a audiodescrição, percebemos que uma sistematização de critérios de outros campos, como o da tradução e da semiótica, está sendo gradualmente concebida e posta em prática com termos novos na produção de audiodescrição como intertextualidade e configurações espaço-temporais. Assim, as ferramentas da audiodescrição de programas audiovisuais e de teatro, podem ser adaptadas para a descrição de objetos do museu. Finalmente, sugerimos que o produtor cultural pode colaborar na mediação dos objetivos museológicos, com o uso da audiodescrição no museu para a construção do conhecimento dos deficientes visuais, garantindo assim a tão necessária acessibilidade nos equipamentos culturais.-
Descrição: dc.descriptionmonographic essay for the graduation for cultural producer, has the objective to study how visually impaired people can have access to the singular experience in a museum, with the use of the audio description. For a better appreciation of the storical context, we report the care for the blind in the world and in Brazil, the creation of the Institute Benjamin Constant (IBC) in Rio de Janeiro, the resurgence of the IBC's Museum, up to the Commemorative Exhibition for the Bicentenary of Birth of Louis Braille - that emphasizes the inventor of braille writing system as an innovator. Then we verify the possibility of using the audio description within the museum. We came from the original premise that audio description must be a translation from the visual to the audible. However, audio description as an application has been structured by objective and neutral concepts that limit the blind to access the visual world as an incursion. With the reading of recent works from various national and international authors about methods and processes for the audio description, we sensed that a systematization of criteria from other fields, as translation and semiotics, is gradually in course to being conceived and put to practice, with new terms for the audio description production as intertextuality and space-time configurations. As such, the tools for audio description for audiovisual and theater programmes, might be adapted for describing objects in a museum. Finally, we suggest that the cultural producer may collaborate in mediation of museological objectives with the use of audio description within the museum for the construction of knowledge for the visually impaired, granting the necessary acessibility to the cultural equipments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescrição-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiente Visual-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectProdução Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescrição-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Braille-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiente Visual-
Palavras-chave: dc.subjectAudio description-
Palavras-chave: dc.subjectBlind-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual Production-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Impaired-
Título: dc.titleAudiodescrição e a experiência no museu-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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