Concepções de práticas curriculares matemáticas na EJA enunciadas pelos licenciados de Pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorFantinato, Maria Cecilia-
Autor(es): dc.contributorOlgin, Clarissa de Assis-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Priscylla Teixeira Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758870-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas curriculares matemáticas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enunciadas pelos licenciandos da pedagogia. Buscou-se compreender quais relações esses universitários estabeleceram com o campo da Matemática ao longo da vida, quais concepções de práticas curriculares matemáticas eles experienciaram, se eles se sentem preparadas para atuar nas classes de EJA e quais práticas pretendem sustentar no campo da Matemática a partir da formação recebida na graduação. A pesquisa qualitativa contou com leituras, coleta de dados através do preenchimento do questionário e das entrevistas narrativas e da análise de dados a partir da técnica de Análise Textual Discursiva. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Práticas Curriculares, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que, embora a formação das licenciandas na educação básica em relação ao campo da Matemática, em sua maioria, tenham sido marcadas pela padronização e esvaziamento de sentido, as experiências na universidade oportunizaram conceber o campo da Matemática a partir de uma outra lógica: a da construção do conhecimento, do afeto, de práticas respeitosas e articuladas à vida. Ademais, ainda que a disciplina de EJA, oferecida na grade curricular, tenha sido na modalidade on-line, sem trocas, nem práticas, exclusivamente teórica, e que pouco tenha se discutido na disciplina de Matemática sobre a EJA, as licenciadas entrevistadas trazem nas suas falas práticas atentas as especificidades desta modalidade de ensino, rejeitando os modelos padronizados, que buscam despertar nos estudantes o sentimento de alegria pelas descobertas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation resulted from a research project bound to the Diversity, Social Inequalities and Education research area, of the Post-Graduate Program in Education of the Fluminense Federal University and investigated the mathematical curriculum practices in Youth and Adult Education (EJA) enunciated by Pedagogy undergraduates. The research also intends to analyze the relations these students established with the field of Mathematics throughout their lives, the conceptions of mathematics curricular practices they experienced, whether they feel prepared to work in Education for Youth and Adults groups and the practices they intend to sustain in the field of Mathematics considering the training received at graduation. The qualitative research included reading, data collection by filling out the questionnaire and narrative interviews and data analysis using the Discursive Textual Analysis technique. As theoretical references, authors who discuss the following themes were considered: Curricular Practices, Curriculum, Youth and Adult Education and Mathematics Education. Among the results, we found that, although the training of undergraduates in basic education in relation to Mathematics was, mostly, marked by standardization and emptying of meaning, the experiences at the university made it possible for them to conceive the field of Mathematics from a different perspective, based on the logic: the construction of knowledge, affection and respectful practices articulated to life. Moreover, although Education for Youth and Adults, as an academic discipline offered in the curriculum, had been offered in the online modality, without exchanges or practices, and that little has been discussed in the Mathematics discipline about Youth and Adult Education, the interviewed graduates brought in their speeches of this teaching modality specificities, practices that reject the standardized models, which seek to awaken in students the feeling of joy for discoveries.-
Descrição: dc.description132 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular Practices-
Título: dc.titleConcepções de práticas curriculares matemáticas na EJA enunciadas pelos licenciados de Pedagogia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.