Concepções de estudantes sobre a presença/ausência da mulher, do(a) preto(a) e do(a) pobre no campo científico: bases de uma história em quadrinhos para o debate sobre direitos humanos na educação científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBorges, Marcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.creatorHonorato, Rodrigo de Oliveira Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7167-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758858-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho buscou, através da perspectiva dos direitos humanos, levantar as concepções e despertar o questionamento dos estudantes concluintes do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro, que compõem a massa excluída e minorizada em diversos setores da sociedade, a respeito da presença/ausência de seus pares, isto é, da mulher, do preto e do pobre no campo científico. Para isso, foram organizados debates e conversas sobre o tema a fim de sensibilizar o grupo, bem como o desenvolvimento e a aplicação de um questionário sobre a opinião dos jovens em relação à temas pertinentes ao assunto, como preconceito, sexismo e a política de cotas. Tal metodologia foi aplicada a 112 estudantes do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho Rocha Júnior, na semana do dia nacional de combate ao bullying de 2017. O questionário foi construído com base na escala de Likert, buscando o maior grau de conformidade possível do respondente com as questões e afirmações colocadas. Associado ao questionário, estava um vídeo norteador onde o astrofísico Neil de Grasse Tyson responde a uma pergunta sexista sob a ótica do preconceito racial. As informações obtidas no questionário foram tratadas e compiladas em quadros, gráficos e tabelas e posteriormente interpretadas estatisticamente e sob a ótica da análise de conteúdo, gerando um banco de dados que, juntamente com as percepções advindas da vivência no ambiente escolar, aulas e discussões, foram capazes de amparar o desenvolvimento de um material lúdico-literário cujo roteiro procurou responder aos questionamentos dos estudantes e expressar suas opiniões, questões e anseios através das experiências e diálogos das personagens. A elaboração da história, que evoluiu para uma revista em quadrinhos (36 páginas, 203 quadrinhos), envolveu a participação de profissionais da área de artes e uma pesquisa recorrente sobre metodologias de construção de enredos e arte sequencial, a fim de preparar um material envolvente e apropriado para dialogar horizontalmente com os leitores. A trama consiste basicamente na experiência de Mariana, uma jovem periférica de pele preta que apesar de seu esforço, não se identifica com matérias de ciências exatas e da natureza. Seu professor de química, lhe oferece um livro, de título Ouroboros, com o qual ela consegue interagir e dialogar com cientistas do passado que foram vítimas ou algozes em razão de algum tipo de discriminação ou preconceito. Finalmente concluído, o material de divulgação científica tem como propósito maior trazer dos estudantes a voz e as demandas ao centro da discussão no contexto do ensino de ciências, encorajando-os a ser sujeitos de suas escolhas e contribuindo para o efetivo empoderamento dos jovens das classes populares, representados pela protagonista da história-
Descrição: dc.descriptionThis work sought, from the perspective of human rights, to raise the conceptions and encourage the questioning of the high school students of the state network of Rio de Janeiro, who make up the excluded and minority mass in various sectors of society, regarding the presence / absence of its peers, that is, of the woman, the black and the poor in the scientific field. To this end, discussions and debates were held on the theme in order to raise awareness of the group, as well as the development and application of a questionnaire on youth opinion on issues relevant to the subject, such as prejudice, sexism and quota policy. This methodology was applied to 112 students of the last year of high school of the State High School Judge José Augusto Coelho Rocha Júnior, in the week of the national day of fight against bullying in 2017. The questionnaire was constructed based on the Likert scale, seeking the greatest possible degree of conformity of the respondent with the questions and statements placed. Associated with the questionnaire was a guiding video where astrophysicist Neil deGrasse Tyson answers a sexist question from the standpoint of racial prejudice. The information obtained in the questionnaire was treated and compiled in graphs and tables and later interpreted statistically from the perspective of content analysis, generating a database that, together with the perceptions arising from the experience in the school environment, classes and discussions, were able to support the development of a ludic-literary material whose script sought to respond to the students' questions and express their opinions, and desires through the experiences and dialogues of the characters. The elaboration of the story, which evolved into a comic book (36 pages, 203 comics), involved the participation of other professionals in the field of arts and a recurrent research on methodologies of plot building and sequential art, in order to prepare an engaging and appropriate material to dialogue horizontally with the readers. The plot basically consists of the experience of Mariana, a young dark skin peripheral who, despite her effort, does not identify with maths and sciences. Her chemistry professor offers her a book, titled Ouroboros, with which she can interact and dialogue with scientists of the past who were victims or tormentors because of some kind of discrimination or prejudice. Finally, the purpose of the scientific dissemination material is to bring the students voice and demands to the center of the discussion in the context of science teaching, encouraging them to be subjects of their choices and contributing to the effective empowerment of young people of the disadvantaged classes, represented by the protagonist of the story-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in human rights-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Título: dc.titleConcepções de estudantes sobre a presença/ausência da mulher, do(a) preto(a) e do(a) pobre no campo científico: bases de uma história em quadrinhos para o debate sobre direitos humanos na educação científica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.