Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Zuccarelli, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Roberto Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758852 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho procura captar as expectativas profissionais dos jovens de ensino médio de escolas públicas e privadas, discutindo a relação dessas expectativas com a classe social de origem e com a existência do mercado de trabalho. Outro objetivo consiste em problematizar a relação entre educação, trabalho e classes sociais, a fim de identificar as diferenças entre as expectativas dos jovens de diferentes classes sociais observarei os alunos da terceira série de duas escolas, uma pública e outra particular. Parece que os jovens das classes populares, em sua maioria, estudantes de escolas públicas possui expectativas profissionais diferentes das dos jovens de camadas mais altas e estudantes de escolas particulares. Os jovens das camadas mais altas e com maior poder aquisitivo parecem possuir interesse em dar continuidade nos estudos de forma mais sistemática e uniforme do que os jovens de classes populares. Para verificação das hipóteses um questionário foi aplicado para uma amostragem de 50 alunos, da terceira série do E.M, sendo 25 de uma escola pública e 25 de uma escola privada. A revisão bibliográfica fundamenta-se em Carrano, Saes, Tadeu, Gentili, Neri, Bourdieu e Passeron, analisando conceitos como juventude, esperança subjetiva, expansão degradada, classes sociais e nova classe média | - |
Descrição: dc.description | The paper seeks to capture the professional expectations of high school youth in public and private schools, discussing the relationship of these expectations with the social class of origin and the existence of the labor market. Another objective is to problematize the relationship between education, work and social classes, in order to identify the differences between the expectations of the young people of different social classes, I will observe the students of the third series of two schools, one public and one private. It seems that the young people of the popular classes, for the most part, students of public schools have different professional expectations from the young of the higher classes and students of private schools. The young people of the higher and higher purchasing power classes seem to have an interest in continuing their studies in a more systematic and uniform way than the young people of the working classes. To verify the hypotheses, a questionnaire was applied to a sample of 50 students, from the third series of the High School., 25 of a public school and 25 of a private school. The bibliographical revision is based on Carrano, Saes, Tadeu, Gentili, Neri, Bourdieu and Passeron, analyzing concepts such as youth, subjective hope, degraded expansion, social classes and new middle class | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas e particulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esperança subjetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expansão degradada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public and private schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjective hope | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degraded expansion | - |
Título: dc.title | Expectativas profissionais e classes sociais dos jovens do ensino médio: uma análise crítica da dicotomia entre ensino público e privado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: