Experimentação problematizadora e investigativa no ensino de Ciências e Biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorBatista, Vagner Luiz-
Autor(es): dc.contributorMartins, Felipe Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Igor Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758839-
Descrição: dc.descriptionA história da experimentação no Brasil, junto a confecção de materiais para os professores da Educação Básica inicia-se na década de 50 pela aproximação do MEC, da UNESCO e da Fundação Rockefeller, estadunidense, com experimentos demonstrativos sem desenvolvimento crítico dos mesmos. A partir do surgimento de novas metodologias de Ensino-Aprendizagem, como a educação dialógica de Freire, outros educadores-pesquisadores começaram a propor mudanças nos materiais referenciais, livros didáticos, para os professores, a partir da década de 1970, uma vez que os mesmos não contemplavam a realidade dos alunos brasileiros e, muito menos, desenvolviam cidadãos críticos. Com o intuito de averiguar se os instrucionais de experimentos continuam a ser demonstrativos e/ou ilustrativos ou se ganharam características dialógicas pautadas na experimentação problematizadora, verificou-se os acervos experimentais governamentais OBE, MECRED e Experimentoteca-USP, além de artigos encontrados no ENPEC. Foi também aplicado um questionário semiestruturado para professores da Educação Básica. Os dados foram analisados e os resultados apontaram que os sites selecionados apresentam carência de experimentos problematizadores e/ou investigativos, com roteiros de propostas demonstrativas/ilustrativas. O levantamento de dados no ENPEC revelou uma baixa quantidade de artigos relacionados à experimentação problematizadora e investigativa no ensino de Ciências e Biologia. O questionário aplicado aos professores aponta que a maioria conhece e aplica metodologias ativas de ensino, no entanto desconhecem os sites selecionados no presente trabalho e buscam material referencial para experimentação na internet. Os resultados corroboram a necessidade de implementação de experimentos com cunho investigativo e/ou problematizador em sites e eventos de divulgação de materiais pedagógicos para professores.-
Descrição: dc.descriptionThe history of experimentation in Brazil, along with the material production for Basic Education teachers, begins in the 50’s decade by the approach of MEC, UNESCO and Rockefeller Foundation, from USA, with demonstrative experiments without its critical development. From the emergence of new teaching-learning methodologies, such as Freire’s dialogic education, others educator-researchers began to propose changes in reference materials, textbooks, for teachers, from the 1970s, since they did not contemplate the reality of Brazilian students and, much less, developed critical citizens. In order to ascertain whether the instructional experiments continue to be demonstrative and/or illustrative or whether they gained dialogic characteristics based on problematising experimentation, it was verified the experimental government collections OBE, MECRED and Experimentoteca-USP, as well as articles found in ENPEC. A semi-structured questionnaire was also applied to Basic Education teachers. The data were analyzed and the results showed that the selected sites lack problematizing and investigative experiments, with scripts of demonstrative and/or illustrative proposals. The data collection at ENPEC revealed a low number of articles related to problematizing and investigative experimentation in the teaching of Sciences and Biology. The questionnaire applied to teachers points out that most of them know and apply active teaching methodologies, however they are unaware of the sites selected in this work and seek referential material for experimentation on the Internet. The results corroborate the need to implement investigative and/or problematizing experiments on websites and events to disseminate pedagogical materials to teachers.-
Descrição: dc.description141 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectProblematização-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Dialógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectProblematization-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Palavras-chave: dc.subjectSciences-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and Dialogy-
Título: dc.titleExperimentação problematizadora e investigativa no ensino de Ciências e Biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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