Educação ambiental: a importância de sua inserção no ambiente escolar junto a práticas de gestão de resíduos tecnológicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPires, Armando Cypriano-
Autor(es): dc.contributorCecchin, Daiane-
Autor(es): dc.contributorCataldi, Márcio-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Gabriel Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758822-
Descrição: dc.descriptionO aumento no consumo de equipamentos e a obsolescência planejada produzem considerado volume de resíduos tipificados como de equipamentos elétricos e eletrônicos, traduzidos aqui como ‘resíduos tecnológicos’. O processo de aprendizagem desenvolvido nos espaços formais como nas escolas se transforma em potente mobilizador de ‘jovens consumidores’. Assim este estudo buscou desenvolver prática de educação ambiental para jovens escolares, articulada à construção de proposta de gestão desses resíduos mediada pela escola. A atividade principal ocorreu durante a Semana de Sustentabilidade: Cidades Inteligentes. Observação participante, Entrevistas com alunos e Registro Fotográfico foram as principais estratégias dentro da pesquisa de campo. A revisão de literatura permitiu reconhecer na publicação nacional, experiências em diferentes instituições de ensino de como a educação ambiental (em diferentes abordagens) participa diretamente da estruturação de processo de aprendizagem sobre o ciclo de vida desses equipamentos e da elaboração e propostas de gerenciamento dos resíduos na escola e em redes envolvendo setores públicos, privados e cooperativas de catadores. A atividade proposta produziu mobilização, ampliação do conhecimento sobre o ciclo de vida e os impactos na saúde e no meio ambiente de equipamentos como celulares, baterias, pilhas, computadores e acessórios e equipamento de televisão, rádio e leitores de DVD, VHS e Fita K7. Apontaram-se elementos para a organização coletiva da gestão dos resíduos mediada pela escola apoiado pelas abordagens da Educação Ambiental Crítica e da Educação para Gestão do Ambiente-
Descrição: dc.descriptionThe increase in equipment consumption and planned obsolescence produce considered volume of typified waste as electrical and electronic equipment, translated here as 'technological waste'. The learning process developed in formal spaces as in schools becomes a powerful mobilizer of 'young consumers'. Thus this study sought to develop environmental education practice for young schoolchildren, articulated to the construction of a proposal for the management of these waste mediated by the school. The main activity occurred during Sustainability Week: Smart Cities. Participant observation, Interviews with students and Photographic Record were the main strategies within the field research. The literature review allowed recognizing in the national publication, experiences in different educational institutions on how environmental education (in different approaches) participates directly in the structuring of learning process on the cycle of life of these equipment and the preparation and proposals for waste management in school and networks involving public, private and cooperative sectors of waste pickers. The proposed activity produced mobilization, expansion of knowledge about the life cycle and impacts on the health and environment of equipment such as mobile phones, batteries, batteries, computers and accessories and television equipment, radio and DVD players, VHS and K7 Tape. Elements were pointed out for the collective organization of waste management mediated by the school supported by the approaches of Critical Environmental Education and Education for Environmental Management-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResíduo de equipamentos elétricos e eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectLogística reversa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para gestão ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEquipamento eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectEquipamento elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento de resíduo-
Palavras-chave: dc.subjectWaste electrical and electronic equipment-
Palavras-chave: dc.subjectReverse logistics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for environmental management-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Título: dc.titleEducação ambiental: a importância de sua inserção no ambiente escolar junto a práticas de gestão de resíduos tecnológicos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.