Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Armando Cypriano | - |
Autor(es): dc.contributor | Cecchin, Daiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Cataldi, Márcio | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Gabriel Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758822 | - |
Descrição: dc.description | O aumento no consumo de equipamentos e a obsolescência planejada produzem considerado volume de resíduos tipificados como de equipamentos elétricos e eletrônicos, traduzidos aqui como ‘resíduos tecnológicos’. O processo de aprendizagem desenvolvido nos espaços formais como nas escolas se transforma em potente mobilizador de ‘jovens consumidores’. Assim este estudo buscou desenvolver prática de educação ambiental para jovens escolares, articulada à construção de proposta de gestão desses resíduos mediada pela escola. A atividade principal ocorreu durante a Semana de Sustentabilidade: Cidades Inteligentes. Observação participante, Entrevistas com alunos e Registro Fotográfico foram as principais estratégias dentro da pesquisa de campo. A revisão de literatura permitiu reconhecer na publicação nacional, experiências em diferentes instituições de ensino de como a educação ambiental (em diferentes abordagens) participa diretamente da estruturação de processo de aprendizagem sobre o ciclo de vida desses equipamentos e da elaboração e propostas de gerenciamento dos resíduos na escola e em redes envolvendo setores públicos, privados e cooperativas de catadores. A atividade proposta produziu mobilização, ampliação do conhecimento sobre o ciclo de vida e os impactos na saúde e no meio ambiente de equipamentos como celulares, baterias, pilhas, computadores e acessórios e equipamento de televisão, rádio e leitores de DVD, VHS e Fita K7. Apontaram-se elementos para a organização coletiva da gestão dos resíduos mediada pela escola apoiado pelas abordagens da Educação Ambiental Crítica e da Educação para Gestão do Ambiente | - |
Descrição: dc.description | The increase in equipment consumption and planned obsolescence produce considered volume of typified waste as electrical and electronic equipment, translated here as 'technological waste'. The learning process developed in formal spaces as in schools becomes a powerful mobilizer of 'young consumers'. Thus this study sought to develop environmental education practice for young schoolchildren, articulated to the construction of a proposal for the management of these waste mediated by the school. The main activity occurred during Sustainability Week: Smart Cities. Participant observation, Interviews with students and Photographic Record were the main strategies within the field research. The literature review allowed recognizing in the national publication, experiences in different educational institutions on how environmental education (in different approaches) participates directly in the structuring of learning process on the cycle of life of these equipment and the preparation and proposals for waste management in school and networks involving public, private and cooperative sectors of waste pickers. The proposed activity produced mobilization, expansion of knowledge about the life cycle and impacts on the health and environment of equipment such as mobile phones, batteries, batteries, computers and accessories and television equipment, radio and DVD players, VHS and K7 Tape. Elements were pointed out for the collective organization of waste management mediated by the school supported by the approaches of Critical Environmental Education and Education for Environmental Management | - |
Descrição: dc.description | 66 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduo de equipamentos elétricos e eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logística reversa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento elétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de resíduo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waste electrical and electronic equipment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reverse logistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for environmental management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | Educação ambiental: a importância de sua inserção no ambiente escolar junto a práticas de gestão de resíduos tecnológicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: