Pertencimento e desigualdade: uma análise sobre as condições socioeconômicas e desempenho escolar em Rio das Ostras/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.creatorRamos, Caroline da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758802-
Descrição: dc.descriptionA desigualdade social ainda é um fator determinante existente em nossa sociedade. A realidade é disseminada na medida em que acompanha os avanços globais, apesar dos discursos pontuais que reafirmam a necessidade do combate a esse grande mal no Brasil de forma desmedida. Ainda assim, tem sido desanimadora a tentativa para sanar ou diminuir o problema que afeta a população, sobretudo nos centros urbanos, a população fica à mercê da pobreza e dos problemas causados por ela. O presente trabalho tem o objetivo de identificar desigualdades escolares existentes no ambiente institucional educacional, sob o enfoque do desempenho de alunos, tendo como campo de pesquisa duas escolas, uma privada e outra em Rio das Ostras, região litorânea do Rio de Janeiro. Para isso, foram aplicados questionários a alunos do Ensino Médio do turno matutino de ambas as escolas-
Descrição: dc.descriptionSocial inequality is still an existing determinant factor in our society. The reality is disseminated as it tracks global advances, although the one-off speeches that reaffirm the necessity of fighting against this great evil in Brazil, that is already on an unmesuared form. Nevertheless, it has been desmotivating this attempt to diminish the problem that affect the population , mainly at the urban centers, the population is at the mercy of the poorness and its troubles. The present work has a categorical bias of identifying existing school inequalities in the educational institucional ambience, under the focus on student performance , having as a research field two schools, a private and a public one in Rio das Ostras. Therefore, questionaries had been applied to High School students of the morning shift of each school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectRio das Ostras (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectInequality-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titlePertencimento e desigualdade: uma análise sobre as condições socioeconômicas e desempenho escolar em Rio das Ostras/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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