O uso de filmes como ferramenta educativa no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Renata Bacellar-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707-
Autor(es): dc.contributorJannuzzi, Célia Maria Lira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5054140626872578-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Juliana Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0561351993143523-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7593409900845065-
Autor(es): dc.creatorLobo, Alex Constancio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758772-
Descrição: dc.descriptionEm um mundo onde as tecnologias avançam, faz-se necessário que os professores estejam abertos a novas linguagens e tecnologias. O espaço pedagógico não pode ser restringido apenas às metodologias tradicionais de ensino. É necessário que o professor planeje e trabalhe de forma diferenciada trazendo inovação. Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender a relevância da utilização do “cinema” como instrumento de aprendizagem para complementação dos conteúdos trabalhados no ensino de ciências. Para isso, os professores das escolas públicas nas cidades de Santo Antônio de Pádua e Miracema foram questionados sobre o uso desta ferramenta, assim como suas dificuldades e limitações. Além de apresentar como é a metodologia utilizada por esses educadores do Ensino Fundamental, o estudo disponibiliza propostas de atividades como sugestões para incentivar o uso do cinema como ferramenta de ensino. Foi feita uma análise quantitativa dos dados, e os resultados indicaram que apesar dos docentes utilizarem filmes como recurso didático, os problemas e deficiências de infraestrutura nas escolas continuam prevalecendo e influenciando o desenvolvimento dessa prática.-
Descrição: dc.descriptionIn a world where technologies are always advancing, it is necessary for teachers to be open to new languages and technologies. The pedagogical field can’t be restricted only to traditional teaching methodologies. It is necessary for the teacher to plan and work in a differentiated way bringing innovation. This work aimed to analyze and understand the relevance of the use of Cinema as a learning tool to complement the content that were presented in Science teaching. To that end, public school teachers in the cities of Santo Antonido de Padua and Miracema were asked about the use of this methodology, as well as it’s difficulties and limitations. Besides presenting how is the methodology used by these elementar school teachers, the study offers proposals of activities as suggestions to encourage the use of cinema as a teaching methodology. A quantitative analysis of the data was done, and the results indicated that even though teachers use films as a didactic resource, the problems and deficiencies of infrastructure in schools continue to prevail and influence the development of this practice.-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAlternative Methodology-
Título: dc.titleO uso de filmes como ferramenta educativa no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.