A guitarra elétrica no Brasil: Submissão cultural ou ressignificação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.contributorAragão, Pedro de Moura-
Autor(es): dc.contributorVisconti, Eduardo de Lima-
Autor(es): dc.creatorElias, Leandro Damasco de Sá Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758757-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é investigar como a guitarra elétrica era vista no Brasil, desde a sua introdução, nos anos 1930, até o ano de 1967, quando ocorreu em São Paulo uma manifestação – que contou com a participação de importantes músicos da música popular brasileira – contra o uso deste instrumento. O estudo busca compreender como a guitarra elétrica foi assimilada e apropriada por músicos brasileiros desde a sua introdução, o que se contrapõe às ideias defendidas pelos participantes da passeata, que tomaram este instrumento como um símbolo da dominação cultural norte-americana sobre a música nacional. A partir da análise de textos da área da sociologia e da música, da disponibilidade de acervo na internet e da relevância no campo da música, foram selecionados cinco jornais e revistas de época como fonte de dados (jornais: A Noite e A manhã; revistas: Revista do Rádio, Radiolândia e Revista da Música Popular). Nesses periódicos, usou-se as palavras-chaves “guitarra”, “guitarrista” e “violão elétrico” para busca de artigos. Esta última incluída porque na época havia confusão acerca dos dois instrumentos, tanto nos meios de comunicação, quanto nas capas e encartes de discos. Ao final, chegou-se a um total de 1.926 ocorrências que foram analisadas e, após uma seleção minuciosa, com objetivo de eliminar ocorrências irrelevantes, obteve-se um total de 438 ocorrências. Após a observação e a sistematização dos dados coletados, chegou-se a organização por um lado, de quatro contextos distintos quanto ao uso da guitarra e, por outro, de períodos definidos no tempo, entre os anos 1930 e 1967, para a história da guitarra elétrica no Brasil. Uma das conclusões é que, ao mesmo tempo em que houve certa submissão cultural, por outro lado, a guitarra foi bem assimilada no contexto musical brasileiro através de novas abordagens e técnicas desenvolvidas por músicos do país. "-
Descrição: dc.descriptionThe main goal of this work is to investigate how the electric guitar was seen in Brazil, since its introduction, in 1930, until the year of 1967, the same year of the march – which had very important popular Brazilian music artists attendance – against the use of this instrument. The study tries to understand how the electric guitar was assimilated and appropriated by Brazilian musicians since its introduction, whatsoever oppose the ideas defended by the marchers, who assumed this instrument was a symbol of north American cultural dominance under the national music. Based on essays from the sociology and music fields, the available collection on the internet, and relevance for the music area, five newspapers and magazines, published between 1930 and 1967, were chosen as data for the search (newspapers: A Noite e A Manhã; magazines: Revista do Rádio, Radiolândia e Revista da Música Popular). On these journals, the keywords “electric guitar”, “guitarist” and “electroacoustic guitar” were used and the last keyword was used because the electric guitar and the electroacoustic guitar were dumbfounded by the communication field, even in albums. At the end, a total of 1,926 occurrences were analyzed and, after a detailed selection – to eliminate irrelevances –, there were a total of 438 occurrences. After the observation and the systematization of the collected data, there were four distinct contexts about the use of electric guitar and solid time periods, between the years of 1930 and 1967, that were important to the Brazilian history of electric guitar. One of the conclusions is that, while there was some cultural submission, the electric guitar was well absorbed in the Brazilian musical context, across new approaches and techniques developed by national musicians.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGuitarra-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectDominação cultural-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectGuitarra elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectElectric guitar-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Brazilian music-
Palavras-chave: dc.subjectCultural dominance-
Palavras-chave: dc.subjectCultural industry-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Título: dc.titleA guitarra elétrica no Brasil: Submissão cultural ou ressignificação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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