Pensando em decolonizar: experiências de professores de inglês em uma perspectiva intercultural crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWindle, Joel Austin-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Glenda Cristina Valim de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Daniel do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorCosta, Larissa Cerqueira Cardoso Bruto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758756-
Descrição: dc.descriptionA língua inglesa carrega em si um potencial segregador, pois é supostamente unânime, considerada a língua da globalização (MOITA LOPES, 2008; SANTOS, 1988; SANTOS, 2000), porém cotidianamente esparsa. O estudo mobiliza conceitos de ideologia linguística (KROSKRITY, 2004; MOITA LOPES, 2008; SILVERSTEIN, 1979; BLOMMAERT, 2006) e de colonialidade (QUIJANO, 2007; WALSH, 2009) para interpretar as percepções dos professores sobre a prática docente e a necessidade (ou não) de adaptação do conteúdo de um livro didático produzido localmente, mas distribuído globalmente, e suas estratégias para driblar a ordem colonial no ensino de inglês. O acesso desigual junto às ideologias linguísticas reforça a dinâmica da colonialidade, como apontam os estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; MIGNOLO, 2008; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2009). O papel do educador linguístico (BAGNO; RANGEL, 2013; ALMEIDA, 2014; FREITAS, 2010) é central na mediação entre as identidades culturais dos estudantes (HALL, 2004) e o objeto de estudo, assim como no uso de materiais didáticos (MELO, 2015; FERREIRA, 2006; JORDÃO, 2010), no intuito de promover a interculturalidade crítica (WALSH, 2019). Para tanto, tenho como objetivo conhecer as perspectivas do professor sobre o contato intercultural em sala de aula assim como seu olhar sobre o uso de um MD “global”, dentro da realidade que estão inseridos. (BOURDIEU, 1989; HALL, 1997; SANTOS, 1988). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise de entrevistas. Foram entrevistados três professores, recrutados no critério de conveniência, ou seja, de contato preexistente com a pesquisadora. Além disso, foram selecionados professores que já haviam usado um mesmo material didático e demonstravam ter um olhar crítico sobre ensinar. A pesquisa teve que se adaptar às condições da pandemia de Covid-19, sendo assim, as entrevistas foram conduzidas remotamente (online) e posteriormente transcritas. Além da fala dos professores, o estudo leva em consideração suas biografias e trajetórias profissionais na construção de uma relação identitária e política com o material didático global.-
Descrição: dc.descriptionEnglish language carries in itself a segregating potential, as it is supposedly unanimous, considered the language of globalization (MOITA LOPES, 2008; SANTOS, 1988; SANTOS, 2000), although it is daily sparse. The study mobilizes concepts of linguistic ideology (KROSKRITY, 2004; MOITA LOPES, 2008; SILVERSTEIN, 1979; BLOMMAERT, 2006) and coloniality (QUIJANO, 2007; WALSH, 2009) to interpret teachers' perceptions about teaching practice and the need (or not) to adapt the contents of a textbook produced locally, but distributed worldwide, and its strategies to deal with the colonial order of English teaching. Unequal access as well as linguistic ideologies reinforces the dynamics of coloniality, as shown by decolonial studies (GROSFOGUEL, 2010; MIGNOLO, 2008; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2009). The role of a language educator (BAGNO; RANGEL, 2013; ALMEIDA, 2014; FREITAS, 2010) is central in the mediation between the cultural identities of students (HALL, 2004) and the object of study, as well as in the use of teaching materials (MELO, 2015; FERREIRA, 2006; JORDÃO, 2010), in order to promote critical interculturality (WALSH, 2019). Therefore, I aim to know the teacher's perspectives on intercultural contact in the classroom as well as his view on the use of a “global” text book, within the reality in which they are inserted (BOURDIEU, 1989; HALL, 1997; SANTOS, 1988). The research adopts a qualitative approach, based on interview analysis. Three teachers were interviewed, recruited according to the criterion of convenience, that is, of preexisting contact with the researcher. In addition, teachers who had already used the same material and demonstrated a critical view on teaching were selected. The research had to be adapted to the conditions of the Covid-19 pandemic, so the interviews were conducted remotely (online) and later transcribed. In addition to the teachers' speech, the study takes into account their biographies and professional trajectories in the construction of an identity and political relationship with the global teaching material-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de inglês-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologias linguísticas-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua-
Palavras-chave: dc.subjectInglês-
Palavras-chave: dc.subjectDescolonização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Inglês-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonization-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic polices-
Palavras-chave: dc.subjectIdentities-
Título: dc.titlePensando em decolonizar: experiências de professores de inglês em uma perspectiva intercultural crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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