Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Morel, Ana Paula Massadar | - |
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.creator | Nazareth, Yasmin Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:50:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:50:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758753 | - |
Descrição: dc.description | A inclusão da Saúde como um componente no currículo escolar (ensino fundamental e médio) aparece pela primeira vez em 1971 e, com o tempo ganhou mais espaço para que fosse trabalhada nas escolas. No entanto, em grande parte, as atividades envolvendo Educação em Saúde nas escolas estão limitadas a ações pontuais dos profissionais da saúde ou associadas ao ensino de Ciências/Biologia. A ausência ou pouca oferta de disciplinas ligadas a Educação em Saúde na grade curricular dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas contribui para que esse quaro se repita. A abordagem da Educação em Saúde de forma transversal ao longo da formação dos licenciandos de Ciências Biológicas, pode contribuir para que este problema seja minimizado. Neste sentido, a disciplina de Biologia Celular pode contribuir como uma interlocutora entre o seu conteúdo e Educação em Saúde, suscitando o pensamento crítico/reflexivo e sensibilização de futuros professores de ciências/biologia. Esse trabalho buscou documentar a relação entre a disciplina de Biologia Celular e Educação em Saúde a partir de projetos desenvolvidos para os alunos da Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense, envolvendo o tema das doenças raras como a Fibrose Cística e as Doenças Lisossomais. As atividades apresentaram diferentes metodologias, como webquest, filmes, caso clínico, leitura de artigos. | - |
Descrição: dc.description | The inclusion of Health as a component in the school curriculum (primary and secondary education) appears for the first time in 1971 and, over time, it gained more space to be worked on in schools. However, for the most part, activities involving Health Education in schools are limited to specific actions by health professionals or associated with the teaching of Science/Biology. The absence or limited offer of subjects related to Health Education in the curriculum of Biological Sciences degree courses contributes to this repetition. The cross- cutting approach to Health Education throughout the training of Biological Sciences undergraduates can help minimize this problem. In this sense, the Cell Biology discipline can contribute as an interlocutor between its content and Health Education, raising critical/reflective thinking and sensitization of future science/biology teachers. This work sought to document the relationship between the discipline of Cell Biology and Health Education based on projects developed for Biological Sciences students at the Fluminense Federal University, involving the topic of rare diseases such as Cystic Fibrosis and Lysosomal Diseases. The activities presented different methodologies, such as webquest, films, clinical case, reading of articles. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia Celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças raras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fibrose cística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças lisossômicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cell Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cystic Fibrosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lysosomal Diseases | - |
Título: dc.title | Contribuições da Biologia Celular para discutir educação em saúde na formação de professores de Biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: