Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Portilho, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, André Cabral de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Perim, Regina Silva Michelli | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Regina Peixoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:50:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:50:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758714 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado se propõe a analisar representações do trauma dentro da literatura juvenil realista estadunidense contemporânea através da teoria literária do trauma (CARUTH, 1996; HERMAN, 2015), investigando o amadurecimento dos personagens analisados ao passar por momentos negativos impactantes. Também pretende-se verificar a forma como as experiências traumáticas afetam o senso de identidade dos protagonistas na adolescência. Os três romances escolhidos como objeto de estudo são As vantagens de ser invisível (1999), de Stephen Chbosky, Fale (1999), de Laurie Halse Anderson e My Absolute Darling (2017), de Gabriel Tallent. Esta seleção apresenta diferentes representações do trauma, cujos aspectos particulares serão analisados tanto individualmente quanto de forma comparativa ao longo da dissertação | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to analyze representations of trauma in contemporary realist young adult literature in the USA through literary trauma theory, investigating the development and growth of the characters in their coming of age period. Another goal is to analyze the way traumatic experiences affect the protagonists’ sense of identity in adolescence. The three novels selected as objects of study are The Perks of Being a Wallflower (1999), by Stephen Chbosky, Speak (1999), by Laurie Halse Anderson and My Absolute Darling (2017), by Gabriel Tallent. The three works approach three different representations of trauma, whose particular aspects will be analyzed individually and comparatively in the research | - |
Descrição: dc.description | 130f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria literária do trauma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trauma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura americana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adult literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary trauma theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trauma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silence | - |
Título: dc.title | Representações de trauma, silêncio e identidade: um olhar sobre a literatura juvenil realista dos EUA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: