Percepção infantil sobre o consumo sustentável no turismo: um estudo qualitativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorMarques, Osíris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fernanda Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758707-
Descrição: dc.descriptionNa contemporaneidade destaca-se a importância que a criança assume nos processos de decisão no consumo, tanto na família, quanto na escola. Tal influência coloca as crianças no centro de um mercado em expansão, o mercado infantil. Entretanto, a maneira como o consumo vem sendo praticado, tem sido criticado por várias instituições que se utilizam do discurso da sustentabilidade como alternativa necessária para a mudança dos comportamentos de consumo atuais e induzindo o consumo. Como prática que emprega amplamente os recursos naturais, econômicos e socioculturais, a atividade turística tem como aliada a educação ambiental a fim de se almejar um consumo sustentável. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as percepções que as crianças têm do consumo sustentável no turismo. Para isso, foi realizada um a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por meio da análise de textos elaborados por crianças entre 9 e 10 anos e de suas interpretações a respeito do consumo sustentável no turismo. Os resultados da pesquisa indicam que as crianças entendem quais comportamentos são esperados dos turistas nos dias atuais, o que fica evidente nas categorias de análise percebidas, tais como interação local, consciência ambiental e interação cultural. Entretanto o conceito de sustentabilidade ainda parece pouco conhecido, apesar de sua divulgação pela mídia-
Descrição: dc.descriptionIn contemporaneity stands out the importance that the child assumes in decision-making in consumption, not only in the family as well at school. Such influence puts children at the center of a growing market, the children market. However, the way that consumption has been practised, it's receiving critics by several institutions that use the speech of sustainability as a necessary alternative to change the behaviors of current consumption, and on tourism could not be different. As a practice that employs widely the natural, economic and socio-cultural resources, the tourist activity has as allied the environmental education in order to long for sustainable consumption (in tourism). Therein, the purpose of this paper is to analyze the perceptions that children have of sustainable consumption in tourism. For this, a qualitative, exploratory and descriptive research was performed through the analysis of texts produced by children between 9 and 10 years and their interpretations about sustainable consumption in tourism. The research findings indicate that children understand what behaviors are expected of tourists nowadays, which is evident in the categories of analyses realized, such as social interaction, environmental consciousness and cultural interaction. Nevertheless, the idea of sustainability still seems unfamiliar, despite its disclosure by media-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable consumption-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Título: dc.titlePercepção infantil sobre o consumo sustentável no turismo: um estudo qualitativo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.