De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andrea Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorRocha, Erica Tavares da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.creatorConceição, Caroline Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758704-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressos-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to bring an exploratory debate about the teacher training of the degree course in Social Sciences of the Federal Fluminense University of Campos dos Goytacazes as a passing ritual. The relevance of understanding the academic trajectory as a ritual of passage is in the contribution of understanding how those who passed through the teacher training use in their professional identity. In this transition, at the entrance of his social position as a student when entering the university as his exit to his current social position as egress, are found meanings in this trajectory, that intertwine and complement each other, occurring interrogations of how this passage is made and of as it will be at the end of this ritual. In order to analyze these reflections of this ritual, it will be used methodologically as the basis of this research, documentary analysis, obtained in the coordination of the course, an exploratory interview with the course coordinator and interview script with open questions, , whatsapp, and e-mail-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDiscente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Palavras-chave: dc.subjectSocial sciences-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic trajectory-
Título: dc.titleDe discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.