Eu não sou lixo: música "brega", indústria fonográfica e crítica musical no Brasil dos anos 1970

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.contributorTrotta, Felipe da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2579934905386688-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Silvia Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758688-
Descrição: dc.descriptionNos anos 1970, a música “brega” alcançou uma grande popularidade no Brasil, estando ainda hoje intensamente vinculada à memória musical de amplos setores da sociedade, em especial, setores originários das classes populares. Na época, este segmento musical desempenhou um papel central no processo de desenvolvimento da indústria fonográfica brasileira. Porém, muitas vezes, teve seu valor rebaixado pela crítica especializada e foi associado ao “mau gosto”. O objetivo dessa dissertação é analisar as avaliações da crítica musical em relação ao gênero “brega”, seus artistas e público. Nossa hipótese central é a de que nas análises da crítica evidencia-se a negação e a estigmatização do gosto “popular”, isto é, a intolerância ao estilo de vida e às maneiras de consumir e fruir das classes populares. A naturalização dos valores e regras enfatizados pela crítica especializada tem levado a um apagamento do processo histórico em que estas práticas estão inseridas. Buscamos com nosso trabalho ajudar a desconstruir a aparente pureza e neutralidade dos critérios e valores delimitados nesse processo-
Descrição: dc.descriptionIn the 1970‟s, the “brega” music achieved great popularity in Brazil, and even today it is heavily tied to the musical memory of broad sectors of society, especially, sectors that came from the popular classes. At the time, this segment played a central role in the development process of the brazilian music industry. But, often, the “brega” music had its value decreased by the critics and was associated with “bad taste”. The objective of this dissertation is to analyze the discourses of music criticism in relation to “brega” genre, its artists and audience. Our central hypothesis is that in the analysis of music criticism becomes evident the denial and stigmatization of taste “popular”. The naturalization of the rules and values emphasized by the critics has led to an erasure of the historical process in which these practices are embedded. We seek with this work to help to deconstruct the apparent purity and neutrality of the criteria and values delimited in this process-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica “brega” ou “cafona”-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica musical-
Palavras-chave: dc.subjectGosto-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular -- história e crítica-
Palavras-chave: dc.subject“Brega” or “cafona” music-
Palavras-chave: dc.subjectMusic industry-
Palavras-chave: dc.subjectMusic criticism-
Palavras-chave: dc.subjectTaste-
Título: dc.titleEu não sou lixo: música "brega", indústria fonográfica e crítica musical no Brasil dos anos 1970-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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