Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Alcimar das Chagas-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lucinda Inez Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758673-
Descrição: dc.descriptionO Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores.-
Descrição: dc.descriptionThe Staff Development Program, linked to career of the federal public education employees, offers support for continuing education by qualifying the employees to act in areas developed by the institution in addition to the salary increment after framing career. The purpose of this research is to verify whether the knowledge acquired by federal employees through the Program is being applied in a campus of an Ifet (Federal Institute of Education). This work was based on dialogues among the topics people management, management by competence, knowledge management and organizational learning in order to analyze aspects facilitators or not facilitators to application of the knowledge acquired. The methodology used was informative review, noting the perceptions of participants by their answers to a questionnaire and semi-structured interviews, besides analysis of documents and legislations. Research result showed that the acquired knowledge is more applied by initiative and interest of the federal employees than by federal institutions management, which has weaknesses regarding the strategic actions for an efficient use of knowledge of their employees.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de desenvolvimento de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos adquiridos-
Palavras-chave: dc.subjectServidor de ensino público federal-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal development program-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge acquired-
Palavras-chave: dc.subjectFederal education employee-
Título: dc.titleAplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.