Expansão Universitária: democratização ou precarização?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoldzenweig, Román-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7729671882712847-
Autor(es): dc.contributorPenna, Adriana-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Lorene-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2086818231977565-
Autor(es): dc.creatorSantos, Helen Silva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758672-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem finalidade estudar a Expansão Universitária feita no Brasil identificando as mudanças vividas pela universidade com as políticas do ensino superior, na qual os filhos da classe trabalhadora acessaram o ensino superior via políticas de expansão, sob a ótica da sociedade de classes, pois, a universidade atende a um projeto de sociedade para o fortalecimento da hegemonia burguesa. Dessa forma analisamos este objeto em uma perspectiva crítica para compreender qual contexto a universidade se insere, pois, a mesma não está descolada da sociedade. Para isso, resgatamos o histórico da formação das Universidades no Brasil, buscando compreender as mudanças ocorridas nela, principalmente a partir dos anos de 1990, quando o seu papel foi alterado de acordo com o modo de produção vigente. Com a crise fordista e com a mudança da base produtiva e as novas demandas de mercado, foram necessárias novas políticas na educação, que irá formar os trabalhadores, incluindo o ensino superior, objeto de estudo desse trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe present paper aims at studying the University Expansion made in Brazil, identifying the changes experienced by the university with higher education policies in which the children of the working class have accessed higher education via expansionpolicies, from the perspective of class society, since the university serves a society project to strengthen the bourgeois hegemony. Thus, we have analyzed this object ina critical perspective to understand which context the university is inserted in, as it is not detached from society. To do so, we have recovered the history of the formation of the Universities in Brazil, seeking to understand the changes that occurred in it, mainly from the 1990s, when their role was changed according to the current mode ofproduction. With the Fordist crisis and the change in the productive base and the newmarket demands, new policies in education were necessary, which would trainworkers, including higher education, the object of study of this paper.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectExpansão-
Palavras-chave: dc.subjectPrecarização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectExpansion-
Palavras-chave: dc.subjectPrecariousness-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleExpansão Universitária: democratização ou precarização?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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