Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelo, Thiago Martins-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/1626670148427213-
Autor(es): dc.contributorEspírito Santo, Marco Aurélio do-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/6791881735774872-
Autor(es): dc.contributorViana, Davison Rezende-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4511744463045084-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9269792007597235-
Autor(es): dc.creatorLopes Neto, Vicente de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29490-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758666-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, an Educational Product (EP) was constructed containing a didactic sequence (DS) based on a Significant Potential Teaching Unit (SPTU). In order to approach the most relevant concepts of Thermodynamics, especially the 2nd Law of Thermodynamics, also in terms of Entropy, this work propose the use of practical activities through low-cost experiments and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Meaningful Learning Theory (MLT) and Critical Meaningful Learning applied to Physics Teaching. With this, it is expected to have produced a teaching proposal different from the traditional one. In this sense, the proposal sought to lead students to be members and protagonists in the significant teaching-learning process with a critical bias. The PE contained in this dissertation was applied to a class of the 2nd year of high school, at State high school Olavo Bilac, located in the city of Resende - RJ-
Descrição: dc.description190-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEntropia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa crítica-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSegunda lei da termodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica (Motor)-
Palavras-chave: dc.subjectEntropy-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectCritical meaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectPotentially significant teaching unit-
Palavras-chave: dc.subjectSecond law of thermodynamics-
Título: dc.titleUma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS-
Título: dc.titleA proposal for teaching the 2nd law of thermodynamics and entropy through UEPS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.