Aprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2821128318835622-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2048406155037221-
Autor(es): dc.contributorRubén Alvarez, Gonzalo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5536314656072805-
Autor(es): dc.creatorSilva, Natália Leite da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758647-
Descrição: dc.descriptionA Competência em Informação investiga as formas pelas quais indivíduos identificam a necessidade, acessam, avaliam e utilizam informações em diversos níveis e modalidades educacionais e contextos de atuação profissional e, nesse sentido, destacam-se os Programas de Competências em Informação. Baseado na escassez de produções científicas acerca do assunto proposto, o presente estudo tem como objetivo entender como vem sendo desenvolvidos os Programas de Competência em Informação nos últimos anos no Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura em periódicos indexados nos últimos três anos, publicados em português e que estivessem disponíveis na íntegra. Observou-se que os Programas de Competência em Informação se desenvolveram devido à necessidade que teóricos observaram de colocar em prática discussões conceituais acerca do que significa acessar, avaliar e absorver informações na atualidade. Assim, ressalta-se a importância da criação e manutenção de Programas de Competência em Informação, especialmente os voltados para a educação profissional.-
Descrição: dc.descriptionCompetence in Information is the ability that individuals have to access, evaluate and use a certain information, and should be applied at various levels and educational modalities, including professional education, through Information Skills Programs. Based on the scarcity of scientific productions on the proposed subject, this study aims to understand how information skills programs have been developed in recent years in Brazil in the last three years, thus seeking to identify in the national literature the use of programs that allow the acquisition of information skills and skills in the educational context. In order to achieve the proposed objective, an integrative literature review was carried out, based on journals indexed in the last 10 years, published in Portuguese and available in full. It was observed that the Information Competence Programs developed due to the need that theorists observed to put into practice conceptual discussions about what it means to access, evaluate and absorb information nowadays. Thus, it is indicated that there is the creation of theoretical and practical models of Information Skills Programs specifically aimed at Professional Education in our society.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em informação-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidade de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de referência-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de referência-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectResearch skills-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional competence-
Palavras-chave: dc.subjectReference service-
Título: dc.titleAprendendo a aprender: mapeamento de programas de competência em informação no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.