Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mitrano Neto, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Shepherd, David | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hemais, Barbara Jane Wilcox | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Glauce Rosa Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:50:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:50:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758623 | - |
Descrição: dc.description | The present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira. A pretensão de desenvolver as quatro habilidades lingüísticas, tarefa geralmente delegada aos cursos privados de idiomas, acarretou mudanças no ambiente focalizado, a saber, uma instituição militar que integra uma rede nacional de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio. A adoção da abordagem comunicativa exigiu uma nova organização das turmas (divididas por níveis de proficiência), a contratação de mais professores e a utilização de novos materiais didáticos, dentre outras mudanças. A pesquisa analisa até que ponto as inovações decorrentes da proposta pedagógica foram realmente implementadas e incorporadas pelos professores ou se apenas consistem em alterações superficiais. Para tanto, foram escolhidos alguns profissionais da escola pesquisada que forneceram dados para análise através de questionários e entrevistas; duas professoras deste grupo tiveram suas aulas observadas e foram novamente entrevistadas. Partindo dos modelos tradicionais até chegar ao ensino por tarefas, o estudo investiga o grau de comunicatividade das aulas em relação às respostas dos professores. Os componentes da pedagogia das línguas de Prabhu ideativo, operacional, ideológico e gerencial fornecem o embasamento adequado para que se cheguem a conclusões consistentes sobre a prática comunicativa no contexto em foco | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de línguas - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e língua - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglês no contexto escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia das línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | English in the school context | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: