A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorShepherd, David-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5-
Autor(es): dc.contributorHemais, Barbara Jane Wilcox-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1-
Autor(es): dc.creatorSouza, Glauce Rosa Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758623-
Descrição: dc.descriptionThe present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira. A pretensão de desenvolver as quatro habilidades lingüísticas, tarefa geralmente delegada aos cursos privados de idiomas, acarretou mudanças no ambiente focalizado, a saber, uma instituição militar que integra uma rede nacional de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio. A adoção da abordagem comunicativa exigiu uma nova organização das turmas (divididas por níveis de proficiência), a contratação de mais professores e a utilização de novos materiais didáticos, dentre outras mudanças. A pesquisa analisa até que ponto as inovações decorrentes da proposta pedagógica foram realmente implementadas e incorporadas pelos professores ou se apenas consistem em alterações superficiais. Para tanto, foram escolhidos alguns profissionais da escola pesquisada que forneceram dados para análise através de questionários e entrevistas; duas professoras deste grupo tiveram suas aulas observadas e foram novamente entrevistadas. Partindo dos modelos tradicionais até chegar ao ensino por tarefas, o estudo investiga o grau de comunicatividade das aulas em relação às respostas dos professores. Os componentes da pedagogia das línguas de Prabhu ideativo, operacional, ideológico e gerencial fornecem o embasamento adequado para que se cheguem a conclusões consistentes sobre a prática comunicativa no contexto em foco-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de línguas - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e língua - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectInglês no contexto escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia das línguas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative practice-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish in the school context-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.