O Devir-Darkroom e a literatura hispano-americana : a escritura queer de Néstor Perlongher e Copi

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Lívia de Freitas-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denilson Lopes-
Autor(es): dc.contributorKlinger, Diana Irene-
Autor(es): dc.contributorLugarinho, Mário Cesar-
Autor(es): dc.creatorMaia, Helder Thiago Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758596-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação, que está dividida em três partes, tenta cartografar escritas que desterritorializam a heteronormatividade e a heterossexualidade compulsória. Para isso, partimos de textos produzidos em diversos gêneros textuais por Néstor Perlongher e Copi, escritores argentinos, que viveram a maior parte das suas vidas no exílio, Brasil e França, respectivamente. No primeiro capítulo, construímos o conceito de escrituras queer, com o objetivo de propor um campo de análise que abarcasse não só os nossos autores, mas que pudesse incluir outras escritas que compartilhassem de uma mesma ética queer. Apostando na precariedade, mas também em certa estabilidade, nos distanciamos conceitualmente das ideias de uma literatura gay e de uma literatura queer. No segundo capítulo, partimos para uma análise das características particulares das obras de Néstor Perlongher e Copi, a partir do conceito de escrituras queer. Escolhemos analisá-las a partir de três vozes que parecem-nos marcantes nessas obras: as vozes das locas, as vozes menores e as vozes profanatórias. Essas três vozes formam o que também nomeamos, a partir de Beatriz Preciado e de Roland Barthes, de “terrorismo textual”. Por fim, no último capítulo, empreendemos uma análise desses autores através das historiografias literárias com o intuito de verificarmos a presença de ambos no sistema literário latino-americano. Objetivamos, através da análise comparativa entre historiografias canônicas e historiografias temáticas, medir a presença e o silêncio sobre esses autores, entender as relações de saber-poder que constroem essas historiografias e sugerir possíveis estratégias de leituras que sejam capazes de enriquecer esses dois tipos historiográficos. Contudo, não tivemos a pretensão de defender a formação de cânones paralelos ou de sugerir a ampliação dos cânones oficiais, nossa ideia foi questionar a própria existência do cânone, principalmente, através de um entendimento do literário em campo expandido-
Descrição: dc.descriptionEsta disertación, que se divide en tres partes, intenta cartografiar escritos que desterritorializan la heteronormatividad y la heterosexualidad obligatoria. Para esto, partimos de textos producidos en distintos géneros textuales por Néstor Perlongher e Copi, escritores argentinos, que vivieron la mayor parte de sus vidas en el exilio, Brasil y Francia, respectivamente. En el primer capítulo, construimos el concepto de escrituras queer, con el objetivo de proponer un campo de análisis que abarcase no sólo a nuestros autores, sino también que pudiese incluir otras escritas que compartiesen de una misma ética queer. Apostando en la precariedad, pero también en cierta estabilidad, nos distanciamos conceptualmente de las ideas de una literatura gay o de una literatura queer. En el segundo capítulo, hicimos un análisis de las características particulares de las obras de Néstor Perlongher e Copi, desde el concepto de escrituras queer. Elegimos analizarlas desde tres voces que nos parecen notables en estas obras: las voces de las locas, las voces menores y las voces profanatórias. Estas tres voces forman lo que denominamos, desde Beatriz Preciado y Roland Barthes, “terrorismo textual”. Al fin, en el último capítulo, realizamos un análisis de los dos autores desde las historiografías literarias con el objetivo de verificar la presencia de ambos en el sistema literario latinoamericano. Nuestro objetivo fue, desde el análisis comparativo entre historiografías canónicas e historiografías temáticas, medir la presencia y el silencio sobre estos autores, entender las relaciones de saber-poder que construyen estas historiografías y sugerir posibles estrategias de lecturas que sean capaces de enriquecer estos dos tipos historiográficos. Sin embargo, no tuvimos la pretensión de defender la formación de cánones paralelos o de sugerir la ampliación de los cánones oficiales, nuestra idea fue de cuestionar la existencia del canon, especialmente, desde la idea de literatura en campo expandido-
Descrição: dc.description161 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria queer-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura hispano-americana-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia literária-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura hispano-americana-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectTeoría queer-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura hispanoamericana-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia literaria-
Título: dc.titleO Devir-Darkroom e a literatura hispano-americana : a escritura queer de Néstor Perlongher e Copi-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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