As implicações do mundo virtual no mundo do trabalho: cidadanias impedidas?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Denise Medeiros Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Elaine Maria Tavares-
Autor(es): dc.contributorMartins, Paulo Emílio Matos-
Autor(es): dc.creatorJuliano, Rosane Aurore Romão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758576-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo levantar e analisar a percepção de cidadania de servidores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), relativamente à obrigatoriedade de se utilizarem das ferramentas do SIAPENET, sítio oficial de informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), para acessarem informações pessoais e funcionais, verificando suas principais implicações no ambiente organizacional. A metodologia da pesquisa teve caráter qualitativo, com base na análise de discurso, sendo exploratória, em que o aspecto comparativo esteve presente. A pesquisa de campo apoiou-se no instrumento da entrevista semiestruturada, com categorias pré-fixadas (GASKELL, 2010), intrinsecamente relacionadas à definição de cidadania à luz de Santos (2002), que são: acessibilidade, inclusão, valor, emancipação, liberdade e respeito. A amostra dos sujeitos entrevistados foi definida pelo critério de acessibilidade e contou com representantes de três segmentos de servidores ativos: a) servidores na função gerencial/cadastradores, responsáveis pela inclusão dos demais servidores no sistema; b) servidores com tempo de serviço de até dez anos; e c) servidores com tempo de serviço de mais de dez anos. Em cada instituição foram entrevistados sete indivíduos de cada segmento, totalizando 21 entrevistados em cada universidade e 42, no total. Os resultados demonstraram que, nas relações que estão sendo construídas, bem como na forma de inserção nesse ambiente organizacional, denominado neste trabalho como espaço geográfico virtual, os servidores públicos, nas duas instituições estudadas, estão atentos a essa relação e às implicações que ocorrem entre eles mesmos e nesse mundo virtual que se apresenta, referentes à vivência e percepção da cidadania-
Descrição: dc.descriptionCette étude visait à examiner et analyser la perception de la citoyenneté par des fonctionnaires de la Université Federal Fluminense (UFF) et l'Université fédérale de l'État de Rio de Janeiro (UNIRIO) concernant l'obligation d'utiliser les outils de SIAPENET site d'information officielle la gestion intégrée des ressources humaines (SIAPE) pour accéder à l'information personnelle et fonctionnelle, en vérifiant leurs implications dans l'environnement organisationnel. La méthodologie de recherche a été qualitative, basée sur l'analyse du discours, et exploratoire, em ce qui concerne l'aspect comparatif. La recherche sur le terrain a été soutenu par l'instrument d'entrevues semi-structurées avec des catégories prédéfinies (GASKELL, 2010), étroitement liées à la définition de la citoyenneté à la lumière de Santos (2002), qui sont: l'accessibilité, l'intégration, la valeur, l'émancipation, la liberté et le respect. L'échantillon des personnes interrogées a été définie par les critères d'accessibilité et comprenait des représentants de trois segments de fonctionnaires actifs: a) fonctionnaires de gestion/cadastradores, responsables de l'inclusion d'autres fonctionnaires dans le système; b) des fonctionnaires avec un maximum de dix ans de service; c) des fonctionnaires avec plus de dix ans de service. Sept individus dans chaque établissement pour chaque segment, 21 interviewés dans chaque université et 42 interviewés au total. Les résultats ont démontré que les fonctionnaires des deux institutions étudiées sont au courant des relations qui se construisent et des implications qui se produisent entre eux-mêmes se référant à l' expérience et à la perception de la citoyenneté, ainsi que de l'inclusion dans l'environnement organisationnel, nommé dans ce travail comme espace géographique virtuel-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico virtual-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectSIAPENET-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectLa citoyenneté-
Palavras-chave: dc.subjectEspace géographique virtuel-
Palavras-chave: dc.subjectL'inclusion numérique-
Palavras-chave: dc.subjectSIAPENET-
Título: dc.titleAs implicações do mundo virtual no mundo do trabalho: cidadanias impedidas?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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