Pré-universitários populares como agentes de inclusão social: o caso UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, André-
Autor(es): dc.contributorPereira, Marcia-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.contributorRocha, Sérgio-
Autor(es): dc.creatorMotta, Rosely-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758565-
Descrição: dc.descriptionO estudo analisou o caso dos cursos Pré-Universitários Sociais da Universidade Federal Fluminense, configurados como projetos de extensão, suas propostas de funcionamento para reduzir as desigualdades de acesso ao ensino de graduação por grupos em situação de vulnerabilidade econômica e o perfil da clientela atendida por estes projetos. O estudo foi realizado entre os anos de 2019 e 2021, incluindo aí o período da pandemia do novo coronavírus. Para realizarmos este estudo de caráter qualitativo, utilizamos a técnica de entrevista individual a partir de roteiros semiestruturados com membros da equipe executora dos projetos e gestores, A abordagem quantitativa foi realizada a partir da análise de relatórios e dados do perfil socioeconômico da clientela e dos envolvidos na execução dos projetos. A análise dos dados coletados nos permitiu verificar que a maior parte da clientela é formada por jovens e adultos, pretos ou pardos, oriundos de camadas da população caracterizadas pelos baixos rendimentos e que frequentaram escolas públicas. Além disso, verificamos que boa parte dos projetos de Cursos pré-universitários foi proposta por alunos da Universidade que buscaram apoio de docentes para institucionalizar suas propostas. Constatamos, ainda que, o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 dificultou o funcionamento dos cursos, provocou a evasão de parte da clientela oriunda de camadas sociais de baixa renda, pela perda do emprego, por não possuírem equipamento ou acesso à internet ou por não adaptação ao ensino remoto. Da mesma forma, professores e instrutores tiveram que se adaptar à essa modalidade de ensino. Consideramos, neste estudo, que as desigualdades educacionais são de origem racial e socioeconômicas e que a escola, apesar de ser considerada como produtora e reprodutora dessas desigualdades, configura-se com meio de ascensão social de grupos historicamente discriminados como pretos, pardos e população LGBTQIA+.-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzed the case of Social Pre-University courses at Universidade Federal Fluminense, configured as extension projects, their operating proposals to reduce access inequalities to ndergraduate education by economically vulnerable groups and the clientele profile that is served by these projects. The study was fulfilled between 2019 and 2021, including the period of the new coronavirus pandemic. To carry out this qualitative study, we used the individual interview technique from semi-structured scripts with members of the Project executing team and managers. The quantitative approach was carried out based on the analysis of reports and data on the socioeconomic profile of the clientele and those involved in the execution of projects. The analysis of the collected data allowed us to verify that the majority of the clientele is made up of young people and adults, black or brown, from the population strata characterized as low income and who attended public schools. In addition, we found out that most of the projects for Pre-University courses were proposed by undergraduate students who searched for support from professors to institutionalize their proposals. We also found out that the social isolation caused by the Covid-19 pandemic made it difficult to run the courses and caused some of the low-income clientele to drop out because they lost their jobs, did not have equipment or access to the Internet, or did not adapt to remote learning. Likewise, teachers and instructors had to adapt to this type of teaching. In this study, we considered that educational inequalities are from racial and socioeconomic origin and that the school, despite being considered as a producer and reproducer of these inequalities, is configured as a means of social ascension for historically discriminated groups such as blacks, browns and the LGBTQIA+ population.-
Descrição: dc.description167 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPré-universitários sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectSocial pre-university-
Palavras-chave: dc.subjectEducational inequalities-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAcess to higher education-
Título: dc.titlePré-universitários populares como agentes de inclusão social: o caso UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.