Jogo da coloração total

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Simone Dantas de-
Autor(es): dc.contributorFurtado, Ana Luísa Carvalho-
Autor(es): dc.contributorNobrega, Diana Sasaki-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Isabel Figueira De Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758557-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é propor uma abordagem sobre teoria de grafos a partir do Jogo da Coloração Total, para professores que trabalham com alunos do ensino médio. A teoria de grafos é um campo matemático muito explorado por pesquisadores, sendo um tópico atual e com várias aplicações. Além disso, o caráter prático dos desafios propulsores dessa área viabilizam a sua apresentação como uma ferramenta para solucionar problemas. Por isso, optamos por apresentar uma abordagem através do método de Resolução de Problemas (Polya, 1945). Nesse contexto, elaboramos quatro desafios que visam conduzir o aluno à construção do conceito de coloração total em grafos e a sistematização dos quatro passos enumerados por Polya. Dessa forma, apresentamos a teoria de trafos e a resolução de problemas como ferramentas para solucionar desafios contemporâneos e, portanto, considerados potenciais recursos para atender as duas demandas constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio: interdisciplinaridade e contextualização-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to propose an approach related to the Total Coloring Game, for teachers who work with high school students. Graph theory is a mathematical field widely explored by researchers, being a current topic with several applications. In addition, the practicality of the driving challenges in this area make it possible to present it as a tool to solve problems. Therefore, the method adopted for this approach is the Problem Solving (Polya, 1945). In this context, we elaborated four challenges that aim to lead the student to the construction of the concept of total coloring in graphs and the systematization of the four steps enumerated by Polya to solve problems. Thus, we present Graph Theory and problem solving as tools to solve contemporary challenges and, so, can be potential resources to meet the two demands contained in the National Curriculum Parameters and in the Common Curricular National Base for High School: interdisciplinarity and contextualization-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleJogo da coloração total-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.