Desenvolvimento de software para o auxílio ao tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando a metodologia de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavioral Analysis)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Douglas Paulo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0251748206274734-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vinicius Ferreira-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Magno Sescon de Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758554-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação web para o auxílio ao tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando a metodologia de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavioral Analysis), utilizando tecnologias atuais na sua produção,por exemplo, frameworks bootstrap e modernizr em seu front-end e node.js e express em seu back-end, tendo como sistema gerenciador da persistência de dados o mongoDB. Através de uma abordagem MVC (do inglês, Model-view-Controller ), foi possível implementar um sistema que permite cadastrar crianças ou indivíduos assistidos e pontuar digitalmente suas habilidades com o apoio do protocolo ABLLS, base para o método ABA, e do sistema proposto com suporte do livro guia "Ajude-nos a Aprender". Apesar de existirem diversas possibilidades de tratamento para o TEA, o método ABA se faz o melhor candidato para esse objetivo. Ao utilizar o sistema de pontuações do Ablls, pode se traçar um paralelo entre as sessões de avaliações da criança pelo sistema proposto através da ferramenta Graph.js que implementa realização de gráficos. A possibilidade de poder mensurar o desenvolvimento de uma criança, sabendo qual habilidade deve ser tratada com mais ênfase e ao mesmo tempo padronizar as intervenções que pais e profissionais realizam, é fator determinante para evolução da criança, permitindo-a a lidar com obstáculos enfrentados na vida social-
Descrição: dc.description33 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTEA-
Palavras-chave: dc.subjectABA-
Palavras-chave: dc.subjectFront-end-
Palavras-chave: dc.subjectBack-end-
Palavras-chave: dc.subjectFrameworks-
Palavras-chave: dc.subjectNode.js-
Palavras-chave: dc.subjectExpress-
Palavras-chave: dc.subjectMVC-
Palavras-chave: dc.subjectABLLS-
Palavras-chave: dc.subjectGraph.js-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno-
Palavras-chave: dc.subjectEspectro-
Palavras-chave: dc.subjectAutista-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de software-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia alternativa-
Título: dc.titleDesenvolvimento de software para o auxílio ao tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando a metodologia de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavioral Analysis)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.