Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Douglas Paulo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0251748206274734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vinicius Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Magno Sescon de Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:50:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:50:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758554 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação web para o auxílio ao tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando a metodologia de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavioral Analysis), utilizando tecnologias atuais na sua produção,por exemplo, frameworks bootstrap e modernizr em seu front-end e node.js e express em seu back-end, tendo como sistema gerenciador da persistência de dados o mongoDB. Através de uma abordagem MVC (do inglês, Model-view-Controller ), foi possível implementar um sistema que permite cadastrar crianças ou indivíduos assistidos e pontuar digitalmente suas habilidades com o apoio do protocolo ABLLS, base para o método ABA, e do sistema proposto com suporte do livro guia "Ajude-nos a Aprender". Apesar de existirem diversas possibilidades de tratamento para o TEA, o método ABA se faz o melhor candidato para esse objetivo. Ao utilizar o sistema de pontuações do Ablls, pode se traçar um paralelo entre as sessões de avaliações da criança pelo sistema proposto através da ferramenta Graph.js que implementa realização de gráficos. A possibilidade de poder mensurar o desenvolvimento de uma criança, sabendo qual habilidade deve ser tratada com mais ênfase e ao mesmo tempo padronizar as intervenções que pais e profissionais realizam, é fator determinante para evolução da criança, permitindo-a a lidar com obstáculos enfrentados na vida social | - |
Descrição: dc.description | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | TEA | - |
Palavras-chave: dc.subject | ABA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Front-end | - |
Palavras-chave: dc.subject | Back-end | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frameworks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Node.js | - |
Palavras-chave: dc.subject | Express | - |
Palavras-chave: dc.subject | MVC | - |
Palavras-chave: dc.subject | ABLLS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graph.js | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia alternativa | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de software para o auxílio ao tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando a metodologia de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavioral Analysis) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: