Leitura no PISA 2000 : acadêmicos e jornalistas avaliando resultados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethânia Sampaio Correa-
Autor(es): dc.contributorCPF:40090989822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2-
Autor(es): dc.contributorBonamino, Alicia Maria Catalano de-
Autor(es): dc.contributorCPF:59966667322-
Autor(es): dc.contributorBONAMINO, A. M. C.-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Belmira Rita da Costa-
Autor(es): dc.contributorCPF:59900103422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274-
Autor(es): dc.contributorBalocco, Anna Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorCPF:66549872322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792811H4-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.creatorPrazeres, Luiz Antônio dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758520-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, entitled "Reading and PISA 2000: scholars and journalists evaluating results", I conducted an investigation of a heterogeneous corpus of texts published in the Brazilian online press and in online specialized periodicals in Brazil about the performance in reading tasks of Brazilian students in PISA 2000 - Program of International Student Assessment. The heterogeneity of the corpus of six texts is accounted for in terms of their origin in different discourse domains (printed journalism and academic discourse), apart from their inscription in different disciplinary discourses (the academic texts come from the areas of Education and of Language Studies). The theoretical framework adopted in this research is that of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 1992, 1996, 1999) and the category adopted in the analysis of the corpus is that of "ethos", from the same theoretical framework. The analyses suggest that there were different reactions to Brazil´s ranking in last position in this exam; that the texts express reactions against government policies in Education; competing opinions about the questions formulated in the test; different conceptions of reading; and, finally, the voicing of opinions about the performance of the Brazilian government, in general terms. Based on the different opinions about the results and the test, this research suggests that the results of systemic evaluations should be released or printed publicly in different media, and conceptions of reading should be reconsidered by people involved in teaching and learning processes.-
Descrição: dc.descriptionNesta tese, intitulada Leitura no PISA 2000: acadêmicos e jornalistas avaliando resultados , foram feitas análises dos artigos publicados acerca dos resultados do desempenho dos estudantes brasileiros no PISA 2000 - Program of International Student Assessment, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Foram analisados 06 textos, todos eles postados da Internet. Tais textos constituíram 02 grupos específicos, a saber: grupo com textos de acadêmicos e grupo com textos de jornalistas. O grupo formado pelos acadêmicos foi subdividido em acadêmicos da área de linguagem e acadêmicos relacionados à Educação. Os textos lidos tiveram sua macroestrutura analisada com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Os textos mostraram reações diversas à última colocação do Brasil nesse exame, desde reações contrárias às políticas de governo na educação, passando por considerações acerca das questões da prova e por diferenças na concepção de leitura, até considerações sobre o desempenho dos governantes brasileiros na condução do país, como um todo. Pela diversidade de opiniões acerca dos resultados e sobre prova, esta pesquisa sugere que os resultados de avaliações sistêmicas devem ser divulgados de maneira diversa e que a concepção de leitura precisa ser repensada pelos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência e desempenho (Lingüística)-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Assessment-
Palavras-chave: dc.subjectCompetence and performance (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLeitura no PISA 2000 : acadêmicos e jornalistas avaliando resultados-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.