Gerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorPereira, Fernando Neves-
Autor(es): dc.creatorMello, Ana Lúcia Sênos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9153-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.84930225787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758491-
Descrição: dc.descriptionA sociedade brasileira apresenta muitas desigualdades e injustiças sociais. Um caminho para a transformação desta situação é o acesso de todos a uma educação de qualidade. Constata-se, no entanto, que a educação básica brasileira apresenta problemas de rendimento, de fluxo e de desigualdades regionais e sociais. Considerando que a gestão escolar é uma das principais vertentes para a evolução da qualidade da educação, este estudo objetiva desenvolver propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar para uma educação básica de qualidade. Por meio de um Estudo de Caso sob o paradigma epistemológico da Design Science, a pesquisa diagnostica uma situação real a fim de projetar uma intervenção na realidade para oportunizar melhorias. Conclui-se que as práticas alinhadas com a literatura descritas no Estudo de Caso somadas às intervenções projetadas compõem um conjunto de propostas de melhoria do gerenciamento da rotina escolar. Considera-se que este conjunto de propostas seja exequível em escolas de educação básica e, ainda, que sua implantação poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.-
Descrição: dc.descriptionBrazilian society presents many inequalities and social injustices. A way to transform this situation is access for all to quality education. However, it can be observed that Brazilian basic education presents problems of performance, flow and regional and social inequalities. Considering that school management is one of the main aspects for the evolution of the quality of education, this study aims to develop proposals for improving the management of the school routine for a quality basic education. Through a Case Study under the epistemological paradigm of Design Science, the research diagnoses a real situation in order to design an intervention in the reality to opportune improvements. It is concluded that the practices aligned with the literature described in the Case Study, together with the designed interventions, constitute a set of proposals to improve the management of the school routine. It is considered that this set of proposals is feasible in schools of basic education, as well as that its implementation may contribute to the improvement of the quality of Brazilian basic education.-
Descrição: dc.description162 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da rotina-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectQuality education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectRoutine management-
Título: dc.titleGerenciamento da rotina escolar: propostas de melhoria para uma educação básica de qualidade-
Título: dc.titleSchool routine management: set of proposals to improve basic quality education-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.