Análise comparativa de metodologias de cálculo para o valor do tempo de vida do cliente : estudo de caso aplicado a uma grande rede de supermercados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSant'anna, Annibal Parracho-
Autor(es): dc.contributorCPF:09746420704-
Autor(es): dc.contributorttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3-
Autor(es): dc.contributorCaldas, Marco Antonio Farah-
Autor(es): dc.contributorCPF:67895543322-
Autor(es): dc.contributorBotelho, Delane-
Autor(es): dc.contributorCPF:64007090610-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784670T7-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Rodrigo Otávio de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758487-
Descrição: dc.descriptionMore and more Brazilian retail supermarket enterprises search for information coming from screened data to increase their marketing strategies. Traditionally, heuristics based on recency, frequency and monetary value variables (RFM) are used to determine which clients should receive relationship priority. This paper addresses the production of forecasts of the customer lifetime value (CLV) through distinctive methodologies, aiming the comparison between them. The data analyzes refer to a group of 5025 clients, belonging to the same entrance harvest (fidelity programming cadastre) from retail supermarket network. By means of the CLV calculus it is possible to identify the best clients according to the individual projection of the contribution margin. Calculus proceedings were developed for application of the simplified approach, suggested by Gupta and Lehmann (2003), in enterprises with noncontractual setting with the client. The results were compared with usage of stochastic models: BG/BB, to estimate the frequency of future buying months, and Gama-Gama, for the prediction of the expected value to be spent per buying month. It was observed that the prediction of values found for a 12 month period was relatively comparable. Regarding the CLV estimates there were significant differences.-
Descrição: dc.descriptionCada vez mais empresas brasileiras do varejo supermercadista buscam utilizar informações provenientes de dados escaneados para fomentar suas estratégias de marketing. Tradicionalmente, são utilizadas heurísticas baseadas nas variáveis de recência, freqüência e valor (RFV) para determinar quais clientes devem ter prioridade no relacionamento. Este trabalho visa a produzir predições do valor de tempo de vida de clientes (CLV) através de metodologias distintas, tendo em vista a comparação entre elas. Os dados analisados são relativos a um grupo de 5.025 clientes, pertencentes a uma mesma safra de entrada (cadastramento no programa de fidelidade), oriundos de uma rede de varejo supermercadista. Através do cálculo do CLV torna-se possível identificar os melhores clientes de acordo com a projeção individual da margem de contribuição. Foram desenvolvidos procedimentos de cálculo para aplicação da abordagem simplificada, sugerida por Gupta e Lehmann (2003), para empresas que não possuem vínculo contratual com seus clientes. Os resultados foram comparados com o uso dos modelos estocásticos: BG/BB, para estimação da freqüência futura de meses com compras, e Gama-Gama, para predição do valor esperado a ser gasto por mês de compra. Verificou-se que para predição de um período de 12 meses os valores encontrados foram relativamente comparáveis. Contudo, em relação as estimativas de CLV, surgiram diferenças significativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise estatística-
Palavras-chave: dc.subjectValor (Cliente)-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectCLV-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise comparativa de metodologias de cálculo para o valor do tempo de vida do cliente : estudo de caso aplicado a uma grande rede de supermercados-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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