O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692-
Autor(es): dc.creatorLucas, Yanna Oliveira Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24978-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758477-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de modelos didáticos com facilitador na aprendizagem de biologia celular no ensino fundamental mais precisamente no estudo sobre célula animal e vegetal, de modo que o aluno pudesse compreender a células sendo capaz de identificar suas semelhanças e diferenças em suas estruturas e como elas funcionam. O projeto foi desenvolvido com uma turma com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Santo Antônio de Pádua, com a aplicação de modelos das células confeccionados com materiais com baixo custo, fácil acesso e manuseio através de feltro de diferentes cores (para diferenciar as estruturas) recortadas para reproduzir as células e suas organelas e a confecção dos mesmos pelos próprios alunos. Dessa maneira, tentando demonstrar a importância do uso dos modelos didáticos como importante recurso didático para contribuir no aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e atrativas. Verificou-se, por meio da aplicação de questionários que as aulas ficaram mais atraentes, embora não terem provocado tantos impactos nos resultados.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to use and evaluate the use of didactic models with facilitator in learning cell biology in elementary school more precisely in the study of animal and plant cells hoping that the student can understand the cells can identify their similarities and differences in their structures and how they work. The project was be developed with one 7th grade elementary classe of a municipal school in the city of Santo Antônio de Padua, with the application of cell models made with low cost materials, easy access and handling through felt of different colors ( to differentiate structures) cut out to reproduce cells and their organelles and the making of them by the students themselves.Thus, trying to demonstrate the importance of using didactic models as an important didactic resource to contribute to learning in a differentiated and efficient way, providing students with more dynamic and attractive classes. It was found, through the application of questionnaires, that the classes became more attractive, although they did not cause so many impacts on the results.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectModelo didático-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia Celular-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-Learning-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Model-
Palavras-chave: dc.subjectCell Biology-
Título: dc.titleO uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.