Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Edith Ione dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:11231231222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Kátia Zanvettor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758475-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se inscreve no campo da educação com interface na comunicação. Procuramos compreender quais as relações discursivas que se estabelecem entre o jornal e a escola, numa mediação materializada pelos programas de leitura de jornal e educação. Dentro da perspectiva da Análise do Discurso trabalhamos com os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e ideologia, analisando textos do programa Quem lê jornal sabe mais, de O Globo, e as falas de professores observados. Nos entrecruzamentos dos discursos do jornal, do programa e dos professores pudemos perceber as marcas enunciativas tanto da educação, quanto do jornal colaborando na formação do discurso do programa e da escola sobre o uso de jornal em atividades pedagógicas. Percebemos, na aparente resistência dos professores quanto ao uso do jornal, um forte discurso de defesa do seu trabalho, do conhecimento docente e daquilo que consideram legítimo para a sua prática; por outro lado, no discurso do programa, encontramos a tentativa de participar da legitimidade da escola e com ela participar da sua função educativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJornal na Escola-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professor-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitores-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Leitura-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleQuem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.