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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Edith Ione dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11231231222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Kátia Zanvettor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:50:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:50:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758475 | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se inscreve no campo da educação com interface na comunicação. Procuramos compreender quais as relações discursivas que se estabelecem entre o jornal e a escola, numa mediação materializada pelos programas de leitura de jornal e educação. Dentro da perspectiva da Análise do Discurso trabalhamos com os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e ideologia, analisando textos do programa Quem lê jornal sabe mais, de O Globo, e as falas de professores observados. Nos entrecruzamentos dos discursos do jornal, do programa e dos professores pudemos perceber as marcas enunciativas tanto da educação, quanto do jornal colaborando na formação do discurso do programa e da escola sobre o uso de jornal em atividades pedagógicas. Percebemos, na aparente resistência dos professores quanto ao uso do jornal, um forte discurso de defesa do seu trabalho, do conhecimento docente e daquilo que consideram legítimo para a sua prática; por outro lado, no discurso do programa, encontramos a tentativa de participar da legitimidade da escola e com ela participar da sua função educativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal na Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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