Fatores ambientais no contexto da pandemia do vírus SARS-COV-2 influenciam o processo da construção do saber em alunos da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Paula Campello Costa-
Autor(es): dc.contributorMelibeu, Adriana da Cunha Faria-
Autor(es): dc.contributorSholl-Franco, Alfred-
Autor(es): dc.contributorKubrusly, Regina Célia Cussa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thomas Borges da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758447-
Descrição: dc.descriptionO estudo presente nesta monografia exprime uma análise com uma amostra referente a alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense sobre a perspectiva referente ao aprendizado e possíveis influências ambientais durante o ensino remoto no contexto de pandemia do vírus SARS-CoV-2. Nessa conjuntura, o principal objetivo foi averiguar por meio de um questionário online de caráter autodeclaratório se os indivíduos fazem consumo de substâncias psicoativas como a cafeína, o álcool e a nicotina e em consonância ao consumo se estes indivíduos se sentiram afetados também pelo estresse do cenário de pandemia e ensino remoto. A abordagem visou analisar condições socioeconômicas, acesso a profissionais de saúde, consumo de substâncias, níveis autodeclarados de estresse, avaliação de desempenho e ideias para novos componentes do ensino remoto. Como resultado foi obtido que mais de 90% dos participantes alegaram aumento no nível de estresse durante o ensino remoto, ao passo que mais de 80% relataram ter tido uma diminuição no processo de aprendizagem. Não encontramos nenhuma relação evidente entre o consumo das substâncias elencadas e o nível de estresse ou melhoras ou prejuízos no processo de aprendizagem. Apesar de todo o esforço por parte dos professores e alunos para o desenvolvimento do ensino remoto, é necessário que esse tipo de ensino sofra adaptações com a finalidade de melhorar as condições tanto de saúde mental quanto do aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionThe present study expresses an analysis with undergraduate students from Fluminense Federal University on the perspective regarding learning and possible environmental influences during remote education in the context of the SARS-CoV-2 virus pandemic. In this context, the main objective was to investigate, through a self-declared online questionnaire, whether individuals consume psychoactive substances such as caffeine, alcohol and nicotine. We also evaluated whether consumption of such substances would have an impact on pandemic-induced stress and remote learning. The approach aimed to analyze socioeconomic conditions, access to health professionals, substance use, self-reported levels of stress, performance assessment and ideas for new components of remote learning. As a result, it was found that more than 90% of the participants claimed an increase in the level of stress during remote teaching, while more than 80% reported having had a decrease in the learning process. We did not find any clear relationship between the consumption of such substances and the level of stress or improvements or impairments in the learning process. Despite all the efforts on the part of teachers and students to develop remote education, it is necessary that this type of teaching undergoes adaptations in order to improve both mental health and learning conditions.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse-
Palavras-chave: dc.subjectSubstâncias químicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectFator ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectCondição social-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante da UFF-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectStress-
Palavras-chave: dc.subjectChemicals-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleFatores ambientais no contexto da pandemia do vírus SARS-COV-2 influenciam o processo da construção do saber em alunos da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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