BNCC no Estado do Rio de Janeiro: processo de reelaboração da versão nacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorCinelli, Maria Luiza Süssekind Veríssimo-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Edinaldo Medeiros-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Maryane Marins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758445-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo compreender o processo de (re)elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas Secretarias de Educação no estado do Rio de Janeiro, elegendo o componente curricular Ciências como referência para o entendimento deste processo. O governo federal determinou que a BNCC deveria ser (re)produzida nos demais níveis burocráticos antes de qualquer atuação pedagógica nas instituições escolares. Órgãos da nossa unidade federativa estavam submetidos ao Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC). Esta dissertação não apenas realiza um exame nos documentos acerca do programa federal e de sua proposta estadual, bem como entrevista alguns participantes com funções-chave no processo curricular fluminense. Enquanto o primeiro método proporcionou entender o papel de cada instância governamental, o segundo contribuiu com uma dimensão mais local da (re)elaboração da BNCC. Na análise e interpretação dos nossos dados, utilizamos como referências teórica-metodológicas o ciclo de políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1994) e redes políticas (BALL, 2014). A análise sugere que esse processo se trata de um realce histórico dos presentes arranjos curriculares fluminense e nacional, os quais fazem parte de um projeto de educação global com influências conservadoras. O ProBNCC não só procurou dispor subsídios técnicos e financeiros para a reforma curricular, bem como fixou padrões para o processo e o conteúdo curricular fluminense, explicitando relações com a própria etapa/perspectiva de implementação do poder executivo. Como resultado da análise realizada, é possível distinguir sentidos de privatização, pseudoparticipação e regulação no processo fluminense de adaptação da BNCC que mais preservam o aparato do governo central e suas agências na formulação da política-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to understand the process of (re)elaboration of the National Common Core Curriculum (BNCC) in the Rio de Janeiro Local Educational Authority, focusing on science school subject at Elementary School. Following federal government guidelines, the BNCC should be (re)produced at all local bureaucratic levels before any further work at school institutions. Agencies of Brazilian Federative Units had to join the Support Program for BNCC Implementation (Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular” (ProBNCC). The empirical research basis has included an examination of documents about the federal program together with interviews with some key participants of the Rio de Janeiro curriculum implementation process. While the first method provided an understanding of the role of each governmental instance, the second contributed to a particular dimension of the education reform at the local level. In the analysis and interpretation of our data, we used as a theoretical and methodological references the policy cycle (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1994) and political networks (BALL, 2014). The analysis highlights that the process comprises both local and national curricular arrangements that are part of a global education project under conservative influences. The ProBNCC not only provides technical and financial resources for the reform, but also set standards for implementing the local curriculum contents within this reform process. In this sense, the implementing process matches the stage/perspective of the federal educational authority. As a result, it is possible to distinguish meanings of privatization, pseudo-participation and regulation as the main analytical categories in the process of adapting BNCC in Rio de Janeiro. Thus, the implementation process maintains the apparatus of the central government and its agencies in the formulation of the curricular policy at the local level-
Descrição: dc.description151 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subject(Re)elaboração da BNCC-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Federal (ProBNCC)-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatização-
Palavras-chave: dc.subjectPseudoparticipação e Regulação-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectSecretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatização - Brasil-
Palavras-chave: dc.subject(Re)elaboration of the BNCC-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Program (ProBNCC)-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatization-
Palavras-chave: dc.subjectPseudo- participation and Regulation-
Título: dc.titleBNCC no Estado do Rio de Janeiro: processo de reelaboração da versão nacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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