O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.creatorSilva, Hialefson Matheus da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:50:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:50:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758444-
Descrição: dc.descriptionO Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Physics in Brazil, over time, has been acquiring new formats in an attempt to connect technology with learning, being able to explain the operation of technological devices. In this scenario, strategies for the teaching of Nuclear Physics were developed, since there are numerous limitations that make it impossible to perform experiments, such as the high cost of experimental apparatus, the difficulty of acquiring and handling dangerous materials. Thus, to guarantee the learning of Nuclear Physics, this research was based on the use of computational simulations of the PhET portal as didactic resource in the Physics class. As a product of this work, it was elaborated scripts directed to the teachers with the intention to guide them and to assist them in the application of the simulations in their classes, besides contributing with the discussion of the physical concepts, following the methodology of application of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov and Angotti, and providing learning according to the concept of David Ausubel. This work is an applicable model as an instruction manual to associate technology with teaching through computational simulations, prescribing the teaching of science in high schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectPhET-
Palavras-chave: dc.subjectTIC’s-
Palavras-chave: dc.subjectFísica nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear physics-
Palavras-chave: dc.subjectPhET-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Título: dc.titleO uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.