Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino de dengue e Aedes aegypti no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorBiasse, Anselmo Domingos-
Autor(es): dc.creatorTissi, Renata Nalim Basilio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758434-
Descrição: dc.descriptionA dissertação aborda o ensino do mosquito Aedes aegypti e a Dengue por meio do recurso didático tiras em quadrinhos. O trabalho desenvolvido teve como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A metodologia foi fundamentada na Sequência Didática de Dolz e Análise de Conteúdos de Bardin. Este trabalho buscou responder questões norteadoras para entender como seria o ensino de Dengue e Aedes aegypti por meio da criação de tiras em quadrinhos pelos alunos participantes. O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Deodato Linhares no município de Miracema, com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio Regular, no ano de 2016. A dissertação está organizada em três capítulos. O capítulo I aborda a história dos quadrinhos, sua trajetória no ensino e o surgimento da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). No capítulo II por meio da Sequência Didática foram realizadas atividades em módulos e no final aplicou-se um questionário onde buscou-se entender a percepção do aluno com relação sua participação no projeto e integração com os colegas. E no capítulo III utilizou-se a Análise de conteúdos e aprendizagem significativa com o intuito de compreender a motivação e o significado que havia por de trás da criação dos alunos. Como resultado no capítulo II tivemos todo um trabalho desenvolvido em módulo e como consequência a criação de uma revista formada por tiras em quadrinhos desenhados pelos alunos. No capítulo III podemos observa-se a preocupação e atenção dos alunos com as ações preventivas como forma de manter o mosquito Aedes aegypti longe de suas casas. Isso pode ser confirmado com a análise quantitativa, onde 46% das tiras em quadrinhos desenhados pelos alunos são sobre ações preventivas. Um questionário estruturado foi elaborado e respondido por alguns alunos e constatamos que os alunos possuíam algum conhecimento prévio sobre o mosquito, no entanto, desconheciam alguns pontos sobre a origem e o ciclo de do mosquito.-
Descrição: dc.descriptionThis essay is about Aedes aegypti and Dengue fever teaching by comic strips resource. The developed work was refered to Significative Knowledge Theory by David Ausubel. The methodology was fundamented in the Didacticism Sequence by Dolz and Content Analysis by Bardin. This work tried to answer guiding questions to understand how the learning of Dengue and Aedes aegypti would be possible using creation of comic strips by students. This work was developed at Deodato Linhares State School in Miracema RJ, with 1st, 2nd and 3rd grade students of Regular High School, in 2016. It was done in three chapters. The first chapter is about the history of comic strips, their learning way and the appearance of the Significative Knowledge Theory (SKT). The second chapter used Didactism Sequency to show the activities of this work by modules and a quiz that tried to understand the student perception related to their participation to the project and interaction with their classmates. And at third chapter we used Contents Analysis and significant the students creation. As a result of second chapter all the work was developed in moduleand the consequence was the creation of a comic book drawn by the students. At third chapter it can be observed the care and attention with the preventive actions as a manner to keep Aedes aegypti far from their homes. It can be proved with the quantitative analysis, where 46% of the strips are about preventive actions. A structured quiz was elaborated and answered by some students and it was observed that they had some knowledge about the mosquito, but they did not know some poitns about its origin and the cycle.-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTiras em Quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de Conteúdos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectComic strips-
Palavras-chave: dc.subjectDidactism Sequence-
Palavras-chave: dc.subjectContent Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectSignificant Knowledge-
Título: dc.titleHistórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino de dengue e Aedes aegypti no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.