Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Francisca Marli Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Sader, Luciana Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758432 | - |
Descrição: dc.description | O que esperamos da escola é que seja um espaço acolhedor e de liberdade para as múltiplas possibilidades dos alunos e do professor. Dentre os muitos problemas existentes na escola o presente trabalho buscou compreender a influência da punição bem como o papel da afetividade na relação professor-aluno. A partir da experiência de estágio no curso de Pedagogia, surgiu uma inquietação em relação ao comportamento dos alunos principalmente o aumento da indisciplina e tendência ao comportamento violento nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O trabalho compartilha com as teorias que entendem o aluno como um ser complexo onde as emoções tem papel fundamental na aprendizagem, não sendo, como tradicionalmente se concebeu um sujeito apenas cognitivo. Compreende, ainda, a criança como um sujeito de direitos e, ao levantar o debate sobre a afetividade na relação professor-aluno, pretende-se contribuir com novas formas de educar, formas que respeitem o aluno como um ser complexo, autônomo e capaz | - |
Descrição: dc.description | What we expect of the school is that it be a welcoming space and freedom for the multiple possibilities of the students and the teacher. Among the many problems in the school, the present work sought to understand the influence of punishment as well as the role of affectivity in the teacher-student relationship. From the experience of internship in the course of Pedagogy, there arose a concern regarding the behavior of the students mainly the increase of indiscipline and tendency to violent behavior in the first grades of Elementary School. The work shares with the theories that understand the student as a complex being where the emotions play a fundamental role in learning, not being, as traditionally conceived, a cognitive only subject. It also understands the child as a subject of rights, and in raising the debate about affectivity in the teacher-student relationship, aims to contribute with new ways of educating, ways that respect the student as a complex, autonomous and capable being | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Punição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Punishment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Título: dc.title | Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: