Desafios à implantação de modelos de gestão por competências no setor público federal: o caso do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorBorges, Heloisa Helena Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorKriiger, Célia Cristina Pecini Von-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758415-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem por finalidade identificar os desafios que interferem na implantação de um modelo de sistema de gestão por competências em uma instituição pública. Utilizou-se como abordagem o estudo de caso, tomando como unidade de análise o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos confirmaram a expectativa construída a partir da revisão da literatura e dos resultados empíricos obtidos em fóruns nacionais, segundo os quais um dos grandes óbices à implantação reside no prepraro dos profissionais face às inciativas inovadoras na gestão pública e contingências específicas. Concluiu-se que esses entraves impactam na dimensão da competência que se refere ao querer fazer e se relaciona diretamente com o comportamento e a mobilização do indivíduo para a ação, requerendo a elaboração de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento de recursos atitudinais nos indivíduos para enfrentarem situações novas e complexas, especialmente no âmbito da administração pública, o que implica a criação de contextos capacitantes na ambiência das instituições públicas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to identify the challenges that interfere with the implementation of a management system model for skills in a public institution. It was used as the case study approach, taking as a unit of analysis the Institute for Botanical Garden Research of Rio de Janeiro. The results confirmed the expectations built from the literature review and the empirical results obtained in national forums, according to which one of the major obstacles to the implementation lies in staff training face to innovative initiatives in public management and specific contingencies. It was concluded that these barriers impact the size of competence referred to want to do and is directly related to the behavior and the mobilization of the individual for action, requiring the development of public policies that encourage the development of attitudinal resources in individuals to face new and complex situations, especially within the public administration, which entails the creation of enabling environments in the ambience of public institutions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão por competências-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAtitude-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectJardim Botânico-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectManagement by competences-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectAttitude-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectBotanical Garden-
Título: dc.titleDesafios à implantação de modelos de gestão por competências no setor público federal: o caso do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.