Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Ueso-
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.creatorGuse, Hygor Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758409-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes to discuss the ability of spatial visualization in Mathematics. From the work of different researchers, we seek to investigate some of the existing conceptions about the theme and the way in which the visualization collaborates in the understanding of important concepts of Mathematics with emphasis on the learning of geometry. The methodology adopted is of bibliographic nature. The work brings the recommendations in the official didactic proposals for the teaching of geometry in Brazil, highlighting those that are intended to address the importance of spatial visualization and relating them to what is proposed in textbooks. In addition, we aim to understand the difficulties of visualization in geometry and present alternatives that aim to improve this ability with the use of concrete materials and technologies, from the reading of related works-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização espacial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geometria-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial visualization-
Título: dc.titleUm caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.