Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eduardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:50025052122 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Carolina Gagliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758407 | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, the Federal Constitution of 1988 brings with it new institutional arrangements that allow for the participation of society in the deliberations about public policy, albeit in a very restricted way. Framed up among these institutions the Deliberative Council of the Worker Support Fund (CODEFAT), created to manage and deliberate on the public employment policies financed by the Worker Support Fund (FAT), among which we highlight the policies of professional qualification. Considering the qualification as a social and political construction permeated by the dispute between actors with different interests, we have analyzed comparing two programs enrolled in the basic mode of professional education, funded by the FAT and managed by CODEFAT: PLANFOR, prevailing during the Cardoso administration, and PNQ initiated under Lula extending the Dilma government. Both programs are written in governments with different political and ideological orientations. The first adopts policies liberalizing nature, while the second rescues policies of income distribution and increases the emphasis on social programs. In this sense, we investigated whether there are or not significant differences between these two programs focusing on two specific issues: the concept of professional qualifications adopted and the importance attached to social participation, through CODEFAT, on the construction and deliberation on the said policy | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, a Constituição Federal de 1988 traz em seu bojo novos arranjos institucionais, que abrem espaço para a participação da sociedade na deliberação sobre políticas públicas, ainda que de forma muito restrita. Enquadramos dentre estas instituições o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), criado para gerir e deliberar sobre as políticas públicas de emprego financiadas pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dentre as quais destacamos as políticas de qualificação profissional. Considerando a qualificação profissional como uma construção social e política permeada pela disputa entre atores com distintos interesses, analisamos comparativamente dois programas inscritos na modalidade básica de educação profissional, financiados com recursos do FAT e geridos pelo CODEFAT: o PLANFOR, vigente no governo FHC, e o PNQ, iniciado no governo Lula estendendo-se ao governo Dilma. Os dois programas estão inscritos em governos com orientações político-ideológicas distintas. O primeiro adota políticas de cunho liberalizante, enquanto o segundo resgata políticas de distribuição de renda e aumenta a ênfase em programas sociais. Nesse sentido, procuramos investigar se há ou não diferenças significativas entre estes dois programas enfocando dois aspectos específicos: o conceito de qualificação profissional adotado e a importância atribuída à participação social, por intermédio do CODEFAT, na construção e deliberação sobre a referida política pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciências Políticas | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria Política e Interpretações do Brasil e Estado e Sociedade | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundo de Amparo ao Trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano nacional de qualificação do trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | professional qualification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Worker Assistance Fund | - |
Palavras-chave: dc.subject | National plan for qualification of the worker | - |
Palavras-chave: dc.subject | civil society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy, Public Policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Working | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO | - |
Título: dc.title | Políticas de qualificação profissional no Brasil em reformas: um estudo comparativo entre o PLANFOR e o PNQ | - |
Título: dc.title | Professional qualification policies on reforms in Brazil: a comparative study between the PNQ and PLANFOR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: