As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Mauro Celso-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Luiz Fernando Duarte-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.creatorMurat, Gabrielle Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22490-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758398-
Descrição: dc.descriptionOs conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza conteúdos científicos que não tem relação ou relevância significativas para sua vida cotidiana. Buscando uma mudança positiva nesse cenário educacional, o presente trabalho tem por finalidade a elaboração de uma sequência de ensino para o tema radioatividade, utilizando uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) juntamente a unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Nesta abordagem, a aquisição de novos conhecimentos baseia-se nos conceitos prévios dos educandos, o que confere relevância ao ensino e estimula o interesse pelos novos saberes. Ademais, a sequência didática proposta é estruturada em uma relação educativa dialógica constante entre aluno e professor, utilizandose de mapas mentais e debates orientados, que além de manter a dinamicidade da aula, estimula o trabalho em equipe, a autorreflexão e o desenvolvimento da oratória. Todo o conhecimento científico e tecnológico acerca do tema é estruturado em níveis crescentes de complexidade e, em congruência com o método de ensino, as avaliações são feitas pelo acompanhamento da evolução do estudante bem como da sua participação. Adotando metodologias ativas de ensino, espera-se que o aluno seja agente ativo na construção do seu conhecimento, potencializando a aprendizagem significativa e contribuindo positivamente para a sua formação como cidadão. Ainda, ao evidenciar os aspectos positivos e negativos do uso da radioatividade, acredita-se que o estudante poderá desenvolver o pensamento crítico e, assim, construir uma consciência pautada nas suas responsabilidades científica, política, social e ambiental.-
Descrição: dc.descriptionThe chemistry teaching contents, in brazilian schools, are often taught through traditional teaching methodologies which transform learning into a mechanic process. In this process the student memorizes scientific contents which have no relation nor significant relevance to its daily life. Seeking a positive change in that educational scenario, the present paper has for purpose the elaboration of a teaching sequence for radioactivity using a STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach along with potentially meaningful teaching units (PMTU). In this approach, the acquisition of new knowledge is based on the student’s previous concepts, which grants the teaching relevance and stimulates the interest in new wisdom. Furthermore, the proposed didactical sequency is structured on a constant dialogical educative relation between student and teacher, by making use of mental maps and orientated debates, which maintains the class dynamic as well as stimulates teamwork, self reflection and oratory development. All the scientific and technological knowledge about the theme is structured in growing levels of complexity and, congruently to the teaching method, the evaluations are given by the student’s evolution’s following as well as its participation. By adopting active teaching methodologies, it is expected the student to be an active agent in its knowledge construction, potentializing the meaningful learning and positively contributing to its formation as a citizen. Still, by evidencing the positive and negative aspects of radioactivity’s use, it is believed that the student will be able to develop critical thought, and thus, build a conscience guided by its scientific, political, social and environmental responsibilities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectUEPS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE-
Palavras-chave: dc.subjectPMTU-
Título: dc.titleAs duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.