A ouvidoria universitária como mecanismo de governança e accountability: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, André Cantareli da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2892004017405879-
Autor(es): dc.contributorMeirelles Junior, Júlio Cândido de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8869583225684015-
Autor(es): dc.contributorSigette, Elaine Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2297389441666968-
Autor(es): dc.contributorGasparetto Júnior, Antônio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1666230459145640-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5935256085332839-
Autor(es): dc.creatorZimermann, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25596-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.2022.mp.05614534709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758397-
Descrição: dc.descriptionHaja vista o processo de redemocratização do Brasil, no qual vários atores sociais começaram a ter voz ativa nas tomadas de decisões, a governança pública se firmou como a opção mais eficiente colocada à disposição da sociedade para a avaliação das ações, a criação de estratégias, e a melhoria do controle exercido pelos cidadãos sobre os gestores públicos. Com vistas a reduzir os problemas de agência no setor público e efetivar os direitos garantidos pela Constituição, foram criados mecanismos de controle e monitoramento a fim de fortalecer a accountability e promover a governança nas organizações públicas. Nessa perspectiva, as Ouvidorias Públicas se destacam como instrumento participativo no fornecimento de acesso à informação e exercício do controle social sobre a gestão pública. Destarte, o presente estudo tem por objetivo observar o funcionamento da Ouvidoria da Universidade Federal Fluminense a fim de identificar se o órgão funciona como mecanismo de governança e accountability. No desenvolvimento da pesquisa, foram analisados os relatórios divulgados pela Ouvidoria da Universidade Federal Fluminense e os relatórios disponíveis no Painel Resolveu?, no período de 2017 a 2020, realizou-se também a aplicação de um questionário à comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF para identificar a percepção deste público específico acerca do serviço de Ouvidoria da UFF. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise de frequência e de conteúdo e os resultados encontrados demonstraram a necessidade de se propor ajustes ao setor objeto desta pesquisa. Dessa forma, ao final do estudo, foi produzido um relatório técnico no intuito de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pala Ouvidoria da UFF, de modo que o setor colabore na construção de uma gestão universitária responsiva e transparente-
Descrição: dc.descriptionGiven the process of re-democratization in Brazil, in which several social actors began to have an active voice in decision-making, public governance has established itself as the most efficient option available to society for the evaluation of actions, the creation of strategies, and to improve the control exercised by citizens over public managers. In order to reduce agency problems in the public sector and to enforce the rights guaranteed by the Constitution, control and monitoring mechanisms were created to strengthen accountability and promote governance in public organizations. From this perspective, the Public Ombudsman's Offices stand out as a participatory instrument in providing access to information and social control over public management. Thus, this study aims to observe the operation of the Ombudsman's Office at Universidade Federal Fluminense in order to identify whether it works as a mechanism of governance and accountability. To develop this research, the reports released by the Ombudsman of Universidade Federal Fluminense were analyzed, as well as the reports available on the “Painel Resolveu?”, in the period from 2017 to 2020. A questionnaire was also applied to the academic community of the Institute of Humanities and Social Sciences of UFF, to identify the perception of this specific audience about the UFF Ombudsman’s service. The data obtained were treated by means of frequency and content analysis, and the results showed the need to propose adjustments to the sector that was the object of this research. Thus, at the end of the study, a technical report was produced in order to contribute to the improvement of services provided by the UFF Ombudsman’s Office and, furthermore, to help the Ombudsman’s Office in the construction of an effective and transparent university management-
Descrição: dc.description104 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança-
Palavras-chave: dc.subjectAccountability-
Palavras-chave: dc.subjectOuvidoria-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de universidade-
Palavras-chave: dc.subjectServiço ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectGovernance-
Palavras-chave: dc.subjectOmbudsman-
Título: dc.titleA ouvidoria universitária como mecanismo de governança e accountability: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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