Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0556219923760845-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Lúcia Leitão de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1781185619491601-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147-
Autor(es): dc.contributorAlves, Ida Maria Santos Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Jandira Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Caroline Moraes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758394-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and society-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre o ler institucionalizado, ou seja, o processo de leitura tomado em sua especificidade de atividade escolar. Buscamos analisar como o processo de leitura conduzido no espaço escolar acarreta o desenvolvimento de um gênero específico de leitor: o aluno-leitor que não coincide com a prática de leitura que caracteriza um leitor fora da escola. Inicialmente, iremos tentar definir junto à realidade brasileira que espécie de leitor a escola pretende formar e que pré-requisitos são necessários para um aluno ser considerado um leitor eficiente dentro do espaço institucionalizado. Assim, poderemos identificar as causas responsáveis pelas práticas usualmente desenvolvidas pela escola não estarem atingindo seus objetivos. O trabalho foi desenvolvido com base na obra Repensando a leitura na escola: um outro mosaico de SILVA (2002) para elaboração das sugestões de trabalho prático com leitura na escola que visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura que levem o leitor a perceber a relação indissociável entre linguagem, conhecimento e sociedade-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectAluno- leitor-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretation-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReader-student-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleAluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.