Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Laura Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Leonardo Affonso de Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Martha Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Franca, Luciana Penna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758386 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa experiências de teatro amador na cidade do Rio de Janeiro entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do XX. Parte fundamental do cotidiano carioca no período, o teatro era exercitado por diferentes grupos sociais em bairros e espaços cênicos variados e assumiu múltiplos significados e formas. O “teatrinho”, como tantos se referiam ao teatro amador, ocupava, na verdade, espaço significativo na cidade, não apenas nos arrabaldes, mas também no centro e áreas nobres concorrendo e disputando platéias com as variadas formas de teatro comercial. Analisando os inúmeros jornais e revistas dedicados ao teatro, assim como os estatutos de grupos amadores e os pedidos de licença que encaminhavam à polícia foi possível mapear intenções e objetivos diversos articulados ao teatro produzido por amadores, reconhecer os locais de atuação e encenação em diferentes bairros do Rio de Janeiro e, também, alguns dos temas encenados. A organização e manutenção de um número expressivo de sociedades dramáticas, clubes e outras associações dedicadas ao teatro, criados e mantidos por imigrantes, operários, senhoras e senhores ‘da boa sociedade’ aponta para a popularização dessa prática e indica que o teatro constituiu um espaço importantíssimo de atuação e expressão social para diferentes grupos sociais na cidade. Para eles, as encenações teatrais podiam constituir uma identidade de grupo, expressar e canalizar tensões sociais bem maisamplas do que o bairro onde atuavam, servir como diversão ou lazer ou, ainda, doutrinar e formar a consciência social e política. Ao pesquisar o envolvimento e atuação de grupos diversos com o teatro minha intenção foi refletir sobre o papel dos amadores, não apenas no palco, mas na própria transformação geográfica, social e política da capital federal naquele período histórico. | - |
Descrição: dc.description | 118 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro amador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subúrbios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clubes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura -- aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Título: dc.title | Teatro Amador: a cena carioca muito além dos arrabaldes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: