Teatro Amador: a cena carioca muito além dos arrabaldes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Laura Antunes-
Autor(es): dc.contributorPereira, Leonardo Affonso de Miranda-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.creatorFranca, Luciana Penna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758386-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa experiências de teatro amador na cidade do Rio de Janeiro entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do XX. Parte fundamental do cotidiano carioca no período, o teatro era exercitado por diferentes grupos sociais em bairros e espaços cênicos variados e assumiu múltiplos significados e formas. O “teatrinho”, como tantos se referiam ao teatro amador, ocupava, na verdade, espaço significativo na cidade, não apenas nos arrabaldes, mas também no centro e áreas nobres concorrendo e disputando platéias com as variadas formas de teatro comercial. Analisando os inúmeros jornais e revistas dedicados ao teatro, assim como os estatutos de grupos amadores e os pedidos de licença que encaminhavam à polícia foi possível mapear intenções e objetivos diversos articulados ao teatro produzido por amadores, reconhecer os locais de atuação e encenação em diferentes bairros do Rio de Janeiro e, também, alguns dos temas encenados. A organização e manutenção de um número expressivo de sociedades dramáticas, clubes e outras associações dedicadas ao teatro, criados e mantidos por imigrantes, operários, senhoras e senhores ‘da boa sociedade’ aponta para a popularização dessa prática e indica que o teatro constituiu um espaço importantíssimo de atuação e expressão social para diferentes grupos sociais na cidade. Para eles, as encenações teatrais podiam constituir uma identidade de grupo, expressar e canalizar tensões sociais bem maisamplas do que o bairro onde atuavam, servir como diversão ou lazer ou, ainda, doutrinar e formar a consciência social e política. Ao pesquisar o envolvimento e atuação de grupos diversos com o teatro minha intenção foi refletir sobre o papel dos amadores, não apenas no palco, mas na própria transformação geográfica, social e política da capital federal naquele período histórico.-
Descrição: dc.description118 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro amador-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSubúrbios-
Palavras-chave: dc.subjectGrêmios-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectClubes-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectCultura -- aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade civil-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Título: dc.titleTeatro Amador: a cena carioca muito além dos arrabaldes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.