Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33367598922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5456423540789233 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paulo Knauss de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:82654972704 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785069H6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Carlos Amâncio da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24743518768 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kornis, Mônica Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:86120870422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Morettin, Eduardo Victorio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:86123454622 | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Vitória Azevedo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18998 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758385 | - |
Descrição: dc.description | Based upon on the historical research procedures of three movies O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes (Toni Venturi, 1997), O Cineasta da Selva (Aurélio Michiles, 1997) e Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996) this thesis analyses the relationships between history and cinema in the contemporary Brazilian History. Our main purpose was to understand the social production of historical representation either in the historical field as in the cinematographic ground. In order to make it possible we treated the historical research procedure as a constituent element of the film representation in movies with historical issue. We avoid the disposition to verify the veracity of the information or the authenticity or the legitimacy of the used sources, usually applied in the historical analysis of this kind of movies. On the other hand, we had rather emphasize the complex procedure of making the film in which participate historical visions, objectives, availability of documents, and a wide rage of factors that may have influenced any creative process. Each of the three movies analyzed was treated according to its declared particularities and the type of production. For this were used the oral history methodology and the analysis of the filmic narrative elements, as well as a referential bibliography on history theory. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A tese tem como proposta a análise dos procedimentos de pesquisa para elaboração dos filmes O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes (Toni Venturi, 1997), O Cineasta da Selva (Aurélio Michiles, 1997) e Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996) com o objetivo de refletir sobre a produção de representações históricas pela historiografia e pelo cinema. Enfatiza-se a relação entre cinema e história no âmbito do processo de elaboração de uma abordagem histórica na tela. Os procedimentos de pesquisa na elaboração de um filme com temática histórica foram tratados neste trabalho como um elemento constitutivo da prática de representação fílmica. Não foi objeto dessa investigação, nem seus procedimentos, a verificação da veracidade das informações ou a legitimidade ou autenticidade das fontes usadas. O objetivo voltou-se fundamentalmente para a reflexão sobre o complexo processo de elaboração do filme no qual participam visões de história, objetivos, disponibilidade de documentos e uma gama de fatores que podem influenciar em qualquer processo criativo. Cada uma das obras foi tratada de acordo com as especificidades da sua proposta e tipo de produção, para tanto foi utilizada a metodologia de história oral e da análise dos elementos da narrativa fílmica, bem como uma substantiva bibliografia sobre teoria da história. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em História | - |
Publicador: dc.publisher | História | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro cinematográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Script | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical films | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | - |
Título: dc.title | O cinema na história e a história no cinema: pesquisa e criação em três experiências cinematográficas no Brasil dos anos 1990 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: