Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valla, Victor Vincent | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:07455267800 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Waldir de Lins e | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:20608870222 | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Victor Andrade de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00761431713 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798256Z9 | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Aurélio Pitanga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758373 | - |
Descrição: dc.description | The forms for the which the education has been approached in the Brazilian society have been varying historically, evidencing the idea proposed in this dissertation that the education is a socialization process, in other words, that it integrates the individuals in the social context and, for that reason, it varies according to the time and the half. Although supposing that the education doesn't just integrate the individual into the social way, but it also provides him/her a larger autonomy capacity and, for that reason, of interference in the social way, it is relevant to show that the education always has an importance eminently social, although that subject assumes different connotations through the history. The intention here is of discussing the contemporary approach given to the education in the Brazilian society, above all to the education ideas as promoter of competitiveness and of social citizenship, showing, likewise, as the sport it can be seen starting from this education conception and as it is related to certain transformations of the Brazilian society, in which are included the combat process the social exclusion and the poverty. The present study had as methodology the empiric and experimental research of field, where the researcher was made part of the process and observer at the same time. It was taken as model for practical evaluation of the presented theory the project Education & Ball. | - |
Descrição: dc.description | As formas pelas quais a educação vem sendo abordada na sociedade brasileira têm variado historicamente, evidenciando a idéia proposta nesta dissertação de que a educação é um processo de socialização, ou seja, que integra os indivíduos no contexto social e, por essa razão, varia segundo o tempo e o meio. Embora supondo que a educação não apenas integra o indivíduo ao meio social, mas também lhe proporciona uma maior capacidade de autonomia e, por isso mesmo, de interferência no meio social, é relevante mostrar que a educação sempre tem uma importância eminentemente social, ainda que essa questão assuma conotações diferentes através da história. A intenção aqui é de discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como o esporte pode ser visto a partir desta concepção de educação e como está relacionado a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de combate a exclusão social e a pobreza. O presente estudo teve como metodologia a pesquisa empírica e experimental de campo, onde o pesquisador se fez parte do processo e observador ao mesmo tempo. Tomou-se como modelo para avaliação prática da teoria apresentada o projeto Educação & Bola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto social do futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O futebol como meio para construção do processo de cidadania de adolescentes de classes populares do Município de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: