Estudo comparativo entre o modelo de ensino superior em turismo de duas instituições latino-americanas: Universidade Federal Fluminense e Universidad del Caribe

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.contributorEdra, Fátima Priscila Morela-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruna Neves Ladeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758358-
Descrição: dc.descriptionNos cursos de nível superior, os modelos de ensino adotados pelas universidades influenciam diretamente no processo de formação acadêmica do aluno. Tendo em vista esse fato, este trabalho consiste em um estudo comparativo entre duas universidades que ofertam o curso de Turismo, a Universidade Federal Fluminense, localizada no Brasil, e a Universidad del Caribe, situada no México. Nele, objetivou-se avaliar o grau de satisfação dos alunos a respeito do modelo educativo das instituições, especificamente em relação às atividades complementares à matriz curricular e o ensino da língua estrangeira. Por meio deste estudo, foi possível averiguar como são abordados estes elementos nos projetos pedagógicos da UFF e da UNICARIBE, bem como a importância destes para a formação do profissional em turismo. Para a elaboração deste trabalho, foram feitos três tipos de pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. A partir das respostas obtidas por meio dos questionários aplicados a uma amostra de 100 respondentes, sendo 50 de cada universidade, verificou-se o grau de importância dado pelos estudantes a determinados aspectos do plano de estudos e constatou-se que os alunos da instituição mexicana estão mais satisfeitos com o modelo de ensino ofertado, em comparação aos estudantes da universidade brasileira-
Descrição: dc.descriptionEn los cursos de educación superior, los modelos de enseñanza adoptados por las universidades influyen directamente en el proceso de aprendizaje académico del estudiante. Teniendo en cuenta este hecho, este trabajo consiste en un estudio comparativo entre las dos universidades que ofrecen el curso de Turismo, la Universidade Federal Fluminense, que se encuentra en Brasil, y la Universidad del Caribe, ubicada en México. Su objetivo fue evaluar el grado de satisfacción de los estudiantes con respecto al modelo educativo de las instituciones, específicamente en relación a las actividades complementares del plan de estudios y la enseñanza de lenguas extranjeras. A través de este estudio, se investigó cómo son dirigidos estos elementos en los proyectos pedagógicos de UFF y UNICARIBE, así como su importancia para la formación del profesional en turismo. Para la elaboración de este trabajo se realizaron tres tipos de investigaciones: bibliográfica, documental y de campo. De las respuestas obtenidas a través de los cuestionarios aplicados a una muestra de 100 encuestados, 50 de cada universidad, se verificó el grado de importancia que dan los estudiantes a algunos aspectos del plan de estudios y se constató que los estudiantes de la institución mexicana están más satisfechos con el modelo de enseñanza que se ofrece, en comparación a los estudiantes de la universidad brasileña-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Turismo-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo comparativo-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição latino-americana-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidad del Caribe-
Palavras-chave: dc.subjectEducación superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidad-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Turismo-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de enseñanza-
Título: dc.titleEstudo comparativo entre o modelo de ensino superior em turismo de duas instituições latino-americanas: Universidade Federal Fluminense e Universidad del Caribe-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.