Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Lucas Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Aline Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Daflon, Verônica Toste | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Rafael Jóia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758354 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho almeja apresentar de forma introdutória a formação, os propósitos, a composição interna e os vínculos políticos e institucionais da RAPS e do RenovaBR, instituições brasileiras de formação de lideranças políticas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a Análise de Redes Sociais (ARS) por meio dos softwares Gephi, Iramuteq e Excel, além da pesquisa em sites jornalísticos. O trabalho teve como principal referência teórica as categorias formuladas por Antonio Gramsci, principalmente as de Estado Ampliado, aparelhos privados de hegemonia, sociedade civil e sociedade política. Concluiu-se que, após ter sido realizada análise de todos os materiais e dados, há a formação de um bloco político de matriz social-liberal, constituído por RAPS, RenovaBR, Politize!, Agora! e Livres, com conexões internacionais, que tende a continuar crescendo, pelo menos a curto prazo, principalmente dentro dos poderes legislativo e executivo | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to introduce introductory the formation, the purposes, the internal composition and the political and institutional ties of the RAPS and RenovaBR, Brazilian institutions of formation of political leaders. The methodology used was bibliographic research and Social Network Analysis (ARS) through Gephi, Iramuteq and Excel software, as well as research on journalistic websites. The work had as main theoretical reference the categories formulated by Antonio Gramsci, mainly those of Extended State, private apparatuses of hegemony, civil society and political society. It was concluded that, after analysis of all materials and data, there is the formation of a social liberalism political block consisting of RAPS, RenovaBR, Politize!, Agora! and Livres, with international connections, which tends to continue to grow, at least in the short term, especially within the legislative and executive powers | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | RAPS | - |
Palavras-chave: dc.subject | RenovaBR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aparelhos privados de hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de lideranças políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | RAPS | - |
Palavras-chave: dc.subject | RenovaBR | - |
Palavras-chave: dc.subject | RAPS | - |
Palavras-chave: dc.subject | RenovaBR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expanded state | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private apparatuses of hegemony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social netwoks | - |
Título: dc.title | Quem paga a banda escolhe a música: uma introdução à RAPS e ao RenovaBR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: